O secretário de Estado americano, John Kerry, nomeou o ex-embaixador em Israel, Martin Indyk, como enviado especial dos Estados Unidos para mediar as negociações de paz no Oriente Médio.

Continua depois da publicidade

Poucas horas antes dos negociadores israelenses e palestinos reiniciarem as conversações paralisadas há três anos, Kerry anunciou que Martin Indyk assumirá a difícil tarefa de guiar as duas partes a chegar a um acordo de paz. Durante o governo de Bill Clinton, Indyk havia sido subsecretário de Estado para o Oriente Médio.Ele assume o posto no lugar de David Hale, que assumiu a função em 2011.

Os Estados Unidos anunciaram no domingo que as primeiras reuniões entre israelenses e palestinos aconteceriam “em 29 de julho e 30 de julho” para “retomar formalmente as negociações diretas”.

Apostando em uma diplomacia discreta, John Kerry conseguiu na semana passada chegar a um acordo para a retomada das negociações.

Continua depois da publicidade

Obama pede que israelenses e palestinos negociem “de boa fé”

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou o iminente reinicio das negociações de paz entre israelenses e palestinos nesta segunda-feira e pediu para que as duas partes tratem as conversações com honestidade e boa fé.

– O mais difícil ainda está por vir nestas negociações, e espero que tanto israelenses quanto palestinos tratem estas negociações com boa fé, com determinação e interesse – declarou Obama em um comunicado.