A ex-delegada regional de Joinville, Marilisa Boehm (PL), foi eleita vice-governadora de Santa Catarina neste domingo (30). Ela ocupará o cargo após a vitória da chapa liderada por Jorginho Mello (PL) nas Eleições 2022.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A chapa composta por Jorginho e Marilisa recebeu 2,9 milhões de votos, o que representa 70,6% do total. Foi um desempenho melhor do que no primeiro turno, quando tiveram 1,5 milhão de votos (38,6%).
Marilisa ficou conhecida em Joinville pelo trabalho como delegada regional e pela luta em manter a delegacia de proteção à mulher em funcionamento. Já havia disputado algumas eleições, começando em 2012, quando concorreu à Câmara de Vereadores.
Em 2016, foi candidata a vice-prefeita na chapa de Marco Tebaldi e também tentou ser deputada estadual em 2018. Nas três não teve sucesso.
Continua depois da publicidade
Disputou pelo PP em 2018, quando a onda bolsonarista elegeu muitos nomes do então partido do presidente, o PSL. Depois da eleição, se afastou da vida política e se dedicou às tarefas de mãe e avó em tempo integral. A filha mais nova teve um bebê em meio a pandemia, o que aguçou o lado protetor de Marilisa.
Marilisa decidiu voltar à política por influência do marido empresário e cientista político, Ciro Paduan. A aproximação com o PL e Jorginho ocorreu em 2022. Os dois não se conheciam pessoalmente antes disso.
Leia também:
Cidade de SC é a primeira do país a ter 100% dos votos apurados; veja resultados
Pais emocionam ao votar com bebê de 7 dias em Joinville: “Pelo futuro dele”