A novela envolvendo o caso de doping do ex-ciclista Lance Armstrong ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira. Ex-atleta e atual diretor esportivo da equipe Garmin, Jonathan Vaughters, que foi companheiro do heptacampeão do Tour de France, admitiu que usou substâncias proibidas durante a carreira.

Continua depois da publicidade

Vaughters expôs a verdade em um artigo escrito por ele para o The New York Times. O título do texto era ‘Como afastar o doping do esporte’.

– Eu sinto muito, lamento muito essa decisão, e a rejeito categoricamente – declarou o ex-ciclista, de 39 anos, que foi companheiro de equipe de Lance Armstrong na US Postal.

O ex-atleta revelou que seu sonho desde criança era competir no Tour de France, meta que perseguiu ‘com esforço, disciplina, sofrimento e sacrifício’, mas, quando conseguiu, se deu conta de que o sonho só estava completo em 98% e que faltavam 2%, que fazem a diferença nas grandes competições.

Foi quando alguns treinadores e o chefe de equipe disseram que ele não conseguiria nada se não cometesse uma fraude e se dopasse. Culpado, Jonathan Vaughters se aposentou em 2003 e montou uma equipe, a Garmin, onde o uso de doping é expressamente proibido.

Continua depois da publicidade

– A luta contra o doping é agora mil vezes melhor do que quando eu competia, e isso me dá uma grande satisfação. Mas esse esforço tem que ser aumentado – ponderou.

O ex-ciclista foi um dos cinco ex-companheiros de Armstrong que denunciaram em julho do ano passado as supostas práticas de doping do heptacampeão do Tour de France.

Armstrons em litígio nos EUA

Por conta das acusações de que teria competido dopado entre os anos de 1998 e 2011, Lance Armstrong foi processado pela Agência Americana Antidoping (Usada) e banido das competições de triatlo, modalidade que adotou após ter abandonado o ciclismo.

Em uma tentativa de bloquear o andamento do processo, Armstrong, por sua vez, processou a entidade americana. Os advogados do atleta também alegaram que o caso do ex-ciclista não estaria na jurisdição da Usada.

Continua depois da publicidade