O coronel Nazareno Marcineiro, ex-comandante da Polícia Militar de Santa Catarina e atualmente na reserva da corporação, após 35 anos de trabalho, é o novo diretor da Força Nacional Brasileira. O convite foi feito pela Secretaria Nacional da Segurança Pública, sendo que o nome do coronel foi bem aceito também pelo Ministério da Justiça.
Continua depois da publicidade
O efetivo da Força Nacional conta com 1,5 mil homens e é acionado toda vez que um governador ou um ministro de Estado pede auxílio federal para conter atos que podem sair do controle das forças de segurança locais.
Leia mais notícias sobre segurança pública
Estará sob o comando de Marcineiro organizar e controlar a segurança dos Jogos Olímpicos no ano que vem, no Brasil. Para as Olimpíadas, o efetivo deverá aumentar para 8 mil homens e caberá ainda ao ex-comandante da PM de Santa Catarina a missão de gerenciar o recrutamento, a capacitação e a aquisição de equipamentos e armamento, bem como a alocação do efetivo no Rio de Janeiro durante os jogos.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, o coronel Nazareno Marcineiro comandou a Polícia Militar por três anos e meio e, neste período, contou com o auxílio da Força Nacional nos episódios de atentados criminosos comandados por uma facção criminosa catarinense.