O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi nomeado para ser secretário municipal de São José, na Grande Florianópolis. Ele vai assumir a pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação no segundo mandato do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), reeleito em outubro.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Silvinei comandou a PRF no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele chegou a ficar preso por um ano por suspeita de interferir nas eleições presidenciais de 2022, ordenando blitze para dificultar a ida de eleitores aos locais de votação em estados do Nordeste, onde Lula (PT) era favorito nas pesquisas.
A Polícia Federal apontou que os bloqueios das rodovias nas eleições poderiam configurar crime de prevaricação e de violência política.
O ex-diretor-geral da PRF foi convocado para depor na CPI dos atos de 8 de janeiro. Silvinei é natural de Ivaiporã (PR), mas foi superintendente da PRF em Santa Catarina e foi secretário de Segurança Pública de São José durante a gestão do prefeito Fernando Elias.
Continua depois da publicidade
Silvinei foi solto em agosto do ano passado e em seguida declarou apoio a Orvino na corrida pela prefeitura de São José, embora o partido do ex-presidente Bolsonaro tivesse como candidata a ex-prefeita Adeliana Dal Pont, derrotada por Orvino nas urnas em outubro.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico que será comandada por Silvinei tem como atribuições desenvolver políticas para o crescimento e a diversificação econômica da cidade, organizar parcerias com a iniciativa privada e incentivar o desenvolvimento econômico sustentável. O salário do cargo para o qual Silvinei foi nomeado é de R$ 10,1 mil.
Leia também
Quem é o novo Superintendente do Porto de Itajaí, indicado por Santos
Jorginho sinaliza que espaço para ex-prefeitos no governo pode ser menor do que especulações
Governo de SC quer duas novas pistas para desafogar trecho em colapso na BR-101