Desde 2002, milhões de TVs ficam ligadas no Big Brother Brasil (BBB), da Globo. Os anos vão passando e alguns dos competidores que ficam confinados em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia, falecem. De todas as edições do reality, quatro ex-BBBs morreram e, curiosamente, três compartilharam a casa mais vigiada do Brasil na mesma edição.
Continua depois da publicidade
Atualmente, o programa e apresentado pelo jornalista Tadeu Schmidt. Mas as edições passadas já tiveram Pedro Bial e Tiago Lifert como condutores. O Big Brother Brasil já contou, também, com Marisa Orth na apresentação. Ela esteve junto ao Bial na primeira edição do BBB no Brasil, em 2002.
Os ex-BBBs que já morreram
*Fotos: Reprodução, Globo
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Saiba tudo sobre o BBB em página especial
Caubói (BBB 9)
O ex-brother André Almeida, o Caubói, faleceu em 2011, aos 37 anos. Ele foi vítima de um assassinato em sua chácara em Alumínio, no interior de São Paulo. O crime segue até hoje, sem solução. Ele foi o 1º eliminado da nona edição do programa. Deixou mulher e quatro filhos.
Josy (BBB 9)
A psicóloga e cantora Josy Oliveira também está entre os ex-participantes que morreram após o reality. Coincidentemente, a mineira de Juiz de Fora também integrou o grupo da nona edição e foi a sexta eliminada da temporada. A ex-BBB morreu em setembro de 2020, aos 43 anos, depois de complicações ocorridas numa cirurgia para tratar um aneurisma.
Edílson Buba (BBB 4)
Tendo participado da quarta edição do BBB, o empresário curitibano Edílson Buba morreu em 2006, aos 34 anos. A causa foi um câncer no abdômen. Buba havia fundado uma ONG de assistência a dependentes químicos. Também voltou à mídia ao posar nu para a revista G Magazine. Ele foi o sexto eliminado do BBB 4.
Continua depois da publicidade
Nonô (BBB 9)
Ele era conhecido como Vô Nonô do BBB 9. Norberto Carias dos Santos morreu em 2017, aos 72 anos, também devido a um câncer. O ex-participante, considerado um dos mais velhos a entrar na casa, foi eliminado do programa no segundo paredão daquela edição.
Como o BBB funciona?
O Big Brother Brasil é um reality show de confinamento, onde os próprios brothers e sisters são os responsáveis por preparar suas refeições, lavar a louça e as roupas durante o programa. Em todo o tempo que permanecem na casa, os participantes desfrutam de festas e momentos de descontração. Porém, o jogo sempre fala mais alto.
O ciclo do jogo inicia-se sempre com a Prova do Líder. Quem vence a prova garante a imunidade para permanecer na casa por mais uma semana e tem a missão de indicar um dos companheiros ao Paredão. Além da indicação do líder, outros participantes caem no paredão, seja por votação dos concorrentes ou por outras dinâmicas do programa, como o Big Fone.
Continua depois da publicidade
A votação sobre quem vai para o paredão pode ser secreta ou não. Se houver empate, cabe ao líder o voto de minerva, para sacramentar qual dos mais votados deve enfrentar a avaliação do público. A saída do participante é decidida por meio de votação aberta no Gshow.
Vale lembrar que durante os quase três meses de confinamento, os BBBs também realizam provas com direito a diversas recompensas. Que podem variar de carros zerinho, passando por computadores e eletrodomésticos até passeios e apartamento.
Leia também
Relembre os participantes que já desistiram do BBB