O ex-árbitro e ex-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF Armando Marques morreu na madrugada desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, aos 84 anos, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. Ele deu entrada no CER Leblon (Coordenação de Emergência Regional) com um grave quadro de insuficiência renal e não resistiu.
Continua depois da publicidade
Quando árbitro, Armando Marques viveu momentos polêmicos. O principal deles foi em 1973, quando encerrou uma disputa de pênaltis entre Santos e Portuguesa quando o time da Vila Belmiro vencia por 2 a 0 e a Lusa ainda tinha a possibilidade do empate nas cobranças. O erro resultou na divisão do título entre as equipes. Entre os anos 1960 e 1970, apitou várias decisões em âmbito nacional.
Depois de uma passagem 1993 como apresentador da TV Manchete, Marques foi presidente da Comissão de Arbitragem da CBF entre 1997 e 2005 – saiu após o escândalo do Brasileirão envolvendo o árbitro Edílson Pereira de Carvalho.
A opinião de Márcio Chagas da Silva:
É considerado por alguns como a maior referência do apito brasileiro. Teve em sua longa carreira grandes atuações pelos gramados do país e também no exterior, mas ficou conhecido por suas grandes polêmicas, e alguns erros históricos que acabaram decidindo alguns campeonatos. Apitou as decisões de Campeonatos Brasileiros de 1962 a 1971, de forma ininterrupta, e ainda 1973 e 1974, além de decisões de campeonatos estaduais como Mineiro, Carioca e Paulista.
Continua depois da publicidade
Assumiu a Comissão de Arbitragem da CBF e ficou lá até 2005, ano em que estourou um suposto esquema de manipulação da arbitragem, envolvendo o ex-árbitro paulista Edílson Pereira de Carvalho, quando 11 jogos tiveram que ser disputados novamente. Após este episódio, Armando Marques pediu demissão do cargo. Foi um diretor de arbitragem muito firme, preservava seus árbitros e não aceitava interferências de dirigentes dos clubes nas suas escalas, tão pouco a opinião publica para punir seus comandados.
O futebol brasileiro perde uma excelente pessoa, um personagem marcante.
*ZHESPORTES