O ex-apresentador da BBC Jimmy Savile foi um agressor sexual em série, cujas vítimas tinham entre oito e 47 anos de idade, e abusou delas, inclusive, em hospitais, anunciou nesta sexta-feira a polícia e a promotoria britânicas.
Continua depois da publicidade
Savile, falecido em 2011 aos 84 anos, utilizou sua fama para encobrir seus atos durante mais de cinco décadas, cometendo um total de 214 supostos delitos, incluindo 34 estupros, informa um relatório elaborado conjuntamente pela polícia e pela associação de proteção à infância NSPCC.
Uma parte dos abusos, cometidos entre 1955 e 2009, foi realizada em 14 hospitais, incluindo um para doentes terminais.
Segundo o documento, eram principalmente agressões sexuais oportunistas, “muitas delas em situações manipuladas por Savile”.
Continua depois da publicidade
As vítimas do apresentador dos populares programas juvenis “Jim’ll Fix It” e “Top Of The Pops” eram 82% mulheres, em sua maioria entre 13 e 16 anos, apesar de a mais jovem ser um menino de apenas oito anos.
A promotoria indicou, por sua parte, que Savile poderia ter sido processado em 2009 se a polícia tivesse levado mais a sério as denúncias das vítimas.
Os supostos abusos de Savile foram revelados no início de outubro passado pela cadeia de televisão britânica ITV, que difundiu testemunhos de cinco mulheres que diziam ter sido agredidas sexualmente pelo apresentador quando eram menores de idade.
Continua depois da publicidade
Quase um ano antes, a BBC tirou da programação, em dezembro de 2011, outra reportagem que também dava palavra a vítimas de Savile.
A crise provocada pelas revelações sobre Savile levou, em novembro, à demissão do diretor-geral da BBC, George Entwistle, e de outros diretores da rádio-televisão pública.