Quando chega a hora do intervalo, nem todos querem interromper a modelagem da escultura de argila para lavar as mãos e fazer o lanche.
Continua depois da publicidade
– Depois a gente continua, profe? – pergunta uma garotinha de mais ou menos seis anos, antes de dar o último retoque no chapéu da bruxa inspirada na obra de Franklin Cascaes.
O interesse das crianças na atividade de hoje é só a ponta de uma cadeia de ações educativas que começou em 1963, com a fundação da Escolinha de Arte de Florianópolis.
:: Leia outras notícias sobre arte em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
De lá pra cá, foram feitas mais de 11 mil matrículas de alunos entre quatro e 12 anos de idade e, apesar das 150 vagas disponibilizadas anualmente, sempre há fila de espera.
– Trabalhamos com algum ponto de partida, nunca com a criação totalmente livre. Fazemos visitas a museu, contamos histórias. A partir disso as crianças fazem os trabalhos – explica a coordenadora Alessandra Ghisi Zapelini.
Além dos trabalhos manuais, as crianças têm aulas de expressão corporal, teatro e música. São cerca de três horas semanais dedicadas a conhecer o mundo por meio da arte, tudo gratuito – o projeto é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura.
Continua depois da publicidade
– Fiz questão que minhas filhas frequentassem e elas adoram. A arte é essencial na vida – afirma a administradora de empresas Patrícia Veras e Silva, mãe de Vitória, sete anos, e Mariana, cinco.
Na tarde desta quinta-feira, ex-alunos e professores se juntam aos atuais alunos e pais na exposição que comemora meio século de existência da Escolinha. Além de mais de 200 trabalhos realizados por crianças, serão expostas fotografias, fichas de inscrição e fotos 3×4 de alunos que passaram por lá.
Agende-se
O quê: os 50 Anos da Escolinha de Arte de Florianópolis
Quando: abertura na quinta-feira a partir das 17h30min; visitação até 15 de setembro
Onde: Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica)
Continua depois da publicidade
Quanto: gratuito