A maré alta deve se repetir no fim da tarde desta sexta-feira (5) em Florianópolis. Nessa quinta (4), chegou a 1,63 m e causou alagamentos em vários pontos da cidade que impossibilitaram o trânsito. A prefeitura informou que a partir das 15h, o trânsito será liberado por dentro da base aérea, no sentido Centro/Sul da ilha.

Continua depois da publicidade

Três pontos são considerados mais críticos para alagamento, o primeiro é a SC-405, no ponto onde a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) faz a conversão da rodovia no Rio Tavares, o segundo é a avenida da Saudade, que deixou o trânsito travado na Trindade até as 22h nessa quinta, e o terceiro é o aterro da Baía Sul.

Planejamento

O comandante da Guarda Municipal de Florianópolis Ivan Couto diz que a corporação monitora a maré com a defesa civil do município e dá orientações aos motoristas.

– A Guarda vai estar preparada como ontem. A nossa orientação é que as pessoas evitem ou antecipem a saída de casa – alertou Couto.

Ouça a reportagem:

Continua depois da publicidade

Diante da possibilidade de novos alagamentos, o trânsito será liberado a partir das 15h por dentro da base área, segundo o prefeito Gean Loureiro.

– Conseguimos uma autorização para a passagem de todos os veículos por dentro da base aérea até as 8 da noite. Quem sair do Centro para o Sul da Ilha vai poder passar pelo Carianos, cruza a base área chega na Tapera e depois no Sul da Ilha – explicou.

Alternativas

Embora a situação tenha sido complicada nessa quinta, o oceanógrafo da Epagri Argeu Vanz diz que em 2016 a cidade enfrentou uma situação ainda mais grave, com 1,75m de maré. Conforme Argeu, 1,63 m, registrado na quinta, pode se repetir por volta das 17h desta sexta.

– Continua hoje, deve atingir a faixa de 1,60m às 17h da tarde. Então, o pessoal tem que se prevenir em termos de trânsito. Os lugares atingidos ontem são os mais baixos que têm comunicação com o oceano, o Rio Tavares através do mangue, o CentroSul é praticamente na baía. Então, a água vem subindo e atinge geralmente córregos que têm comunicação com oceano – explicou.

Continua depois da publicidade

Veja a situação do trânsito em Florianópolis em tempo real