A segunda-feira (25) foi marcada pelo caos no trânsito em pontos de Florianópolis. Ao longo do dia, houve registros de filas para os motoristas na Via Expressa Continental, Lagoa da Conceição e SC-401, principal ligação com o Norte da Ilha de Santa Catarina. O município apresentou ocorrências após as chuvas dos últimos dias, com alagamentos e deslizamentos, e decretou situação de emergência.
Continua depois da publicidade
> Entenda por que chove tanto nos últimos dias em Santa Catarina
Um dos trechos com problemas no trânsito foi provocado por um deslizamento de terra na Via Expressa, km 1, sentido BR-101. A situação foi registrada por volta de 10h30, quando máquinas retiravam material de outro deslizamento, ocorrido nesse domingo. A pista chegou a ficar bloqueada totalmente. Antes de 11h, uma faixa foi liberada, mas não conseguiu escoar as filas sobre a Ponte Colombo Salles, na saída da Ilha de SC. A liberação total ocorreu às 16h20.
> Acidente com ônibus deixa 18 mortos e 32 feridos na BR-376, que liga SC ao PR
A prefeitura de Florianópolis orientou evitar o deslocamento Ilha-Continente, enquanto persistir o bloqueio. O município liberou a passagem pela Ponte Hercílio Luz, sem a restrição para que automóveis tenham pelo menos duas pessoas. Perto das 14h, a segunda faixa foi liberada para o tráfego. A previsão repassada pelo prefeito Gean Loureiro é os serviços sejam encerrados no local até as 16h.
Continua depois da publicidade
Se tempo colaborar, queremos liberar pistas entre meio e final da tarde de hoje. pic.twitter.com/dZtz1O8lVb
— Gean Loureiro (@GeanLoureiro) January 25, 2021
Outra preocupação é no Leste da Ilha. O rompimento de uma lagoa artificial utilizada pela Casan para tratamento de efluentes já tratados causou inundação de casas e ruas na Lagoa da Conceição. O tráfego de veículos foi bloqueado na Avenida das Rendeiras e outras vias do bairro, com a quantidade de água na pista. O trânsito foi liberado às 17h54.

> Veja fotos e vídeos dos estragos da chuva em Florianópolis
Para quem precisa chegar à Praia Mole, Joaquina ou Barra da Lagoa, o trajeto obrigatório nesse momento é pela SC-406, passando pelo Rio Vermelho. Ainda nesta manhã, houve a queda de barreira na região do Morro da Lagoa. A recuperação no local deixou o trânsito no sistema pare-siga, também provocando filas.
Continua depois da publicidade
Ainda nessa segunda, houve outro deslizamento na SC-401, na área do Morro do Cacupé, segundo o grupo Pista Limpa. Porém, com o trabalho da Defesa Civil, o tráfego de veículos já estava melhor na região no início da tarde.
Confira o trânsito na Grande Florianópolis:
O telefone da Defesa Civil para entrar em contato sobre os problemas causados pelas chuvas é o 199. A Guarda Municipal de Florianópolis atende pelo 153.