Os eventos culturais e esportivos, organizados pelo governo municipal de Criciúma, estão suspensos até 31 de dezembro deste ano. A informação é do prefeito Clésio Salvaro, que falou em entrevista à CBN sobre as ações tomadas na cidade em relação ao coronavírus na manhã desta terça-feira (12). Enquanto isso, a mão de obra dessas secretarias foi direcionada para a confecção de jalecos e máscaras, para que haja manutenção dos empregos.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, leia mais sobre o coronavírus

– Todos os eventos esportivos, culturais, estão suspensos ate 31 de dezembro desse ano. A permanência do vírus em nosso meio não vai cessar agora nesse mês, nem no próximo. Acreditamos que vai ultrapassar 2020, por isso tomamos muitas decisões, e todos estão suspensos – explicou.

Salvaro disse que cerca de 70 funcionários da Fundação Cultural e da pasta do esporte estão atuando em três fábricas para a produção de jalecos e máscaras. Por dia são cerca de 1,3 mil máscaras e 400 jalecos, além de alguns modelos de avental. A produção própria consegue suprir quase toda a demanda da secretaria de Saúde, segundo o prefeito.

Embora Savaro tenha falado em 31 de dezembro, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que a suspensão é temporária e por tempo indeterminado, mas que pode mudar a qualquer momento. Eventos privados não estão cancelados a partir da determinação municipal, e deverão seguir o decreto estadual em relação à pandemia.

Continua depois da publicidade

A liberação dos treinos para o futebol profissional, publicada na segunda-feira pelo Governo de Santa Catarina, ainda não foi discutida na maior cidade do Sul do Estado. Salvaro disse que irá se reunir com a direção do Criciúma e Secretaria municipal de Saúde, para definir em conjunto como a questão será encaminhada.

Números do coronavírus em Criciúma

Conforme a última atualização do Estado, a cidade tem 213 pacientes confirmados com Covid-19, e quatro mortes. O prefeito destacou o número baixo de pacientes internados, seis, com três na UTI e três em enfermaria. Salvaro disse que a pesquisa em parceria com a Universidade do Extremo Sul (Unesc), para testar a população assintomática, continua.

Ouça a entrevista com o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro para a CBN Diário

Clique na imagem e veja dados detalhados no Painel do Coronavírus