A tarde de domingo continua registrando congestionamento no acesso ao novo terminal do aeroporto de Florianópolis e à Base Aérea.
Continua depois da publicidade
As filas são motivadas pelos dois eventos que ocorrem nesses locais neste domingo. Na nova construção do aeroporto, ocorre uma festa de inauguração com público estimado de 4 mil visitantes. Já na Base Aérea ocorre o evento “Portões Abertos”, com atividades para a comunidade.
Ao menos quatro mil pessoas eram esperadas na festividade de inauguração do novo aeroporto de Florianópolis. A expectativa para a exposição da Base Aérea da Capital foi ainda maior: 20 mil pessoas.
Pela manhã, o trecho chegou a registrar sete quilômetros de congestionamento na Via Expressa Sul. A situação chegou a fazer com que passageiros que seguiam em direção ao terminal atual do aeroporto para embarcar descessem dos carros e seguissem o trajeto a pé, carregando as malas.
O congestionamento motivou uma mudança de estratégia. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que orienta o trânsito na via, passou a orientar que quem seguia em direção ao novo terminal do aeroporto utilizasse o novo acesso, a partir do bairro Carianos, liberado na tarde de sábado. Já quem segue para a Base Aérea precisa se dirigir ao portão do bairro Tapera, o único acesso da base que está aberto.
Continua depois da publicidade

A divisão de fluxo ajudou a reduzir as filas. Segundo a PMRv, por volta das 15h, a fila na Via Expressa Sul ocorria em um trecho de quatro quilômetros, entre o Trevo da Seta e o supermercado Bistek. A reportagem da CBN Diário levou uma hora e meia para percorrer o trecho entre o Bistek e a escola Júlio da Costa Neves.
O evento na Base Aérea vai até as 17h e a festa de inauguração do aeroporto termina às 19h. Agentes da PMRv e da Força Aérea orientam o trânsito no local.
No fim da tarde, o governo do Estado emitiu uma nota informando que a Polícia Militar deslocou 15 viaturas, 15 motos e mais de 60 policiais rodoviários para orientar o trânsito nos pontos mais críticos. O motivo das filas, segundo o Estado, seriam os dois eventos. Por isso, conforme a nota, "o fluxo de veículos registrado no local é muito maior do que o habitual".
A nota destacou a medida de deslocar o fluxo em direção à base aérea para o portão do bairro Tapera e apontou que o Estado "está ampliando os serviços no local para melhorar ainda mais a estrutura até esta terça-feira, dia 1°de outubro", data em que o novo terminal do aeroporto entra em operação.
Continua depois da publicidade