Jaraguá do Sul há um bom tempo não é mais apenas a Capital Nacional da Malha. Continua sendo sede de importantes empresas do setor têxtil, mas tem um parque industrial diversificado, com várias companhias nos setores metalmecânico, de energia e de alimentos, com destaque para a WEG, maior produtora de motores elétricos da América Latina.

Continua depois da publicidade

Jaraguá, Tubarão e Criciúma são destaques em potencial de consumo

Há um dinamismo econômico que puxa um crescimento constante da cidade, o que garantiu que o PIB aumentasse nos últimos 10 anos, mesmo nos períodos de crise, como a mundial em 2008. Mas há um outro setor em expansão na cidade de 163 mil habitantes, uma demanda represada: entretenimento.

Arena Jaraguá vai arrecadarR$ 350 mil pela locação do espaço até o fim de 2015

Duas edições do campeonato de luta UFC (2013 e 2014), show nacional de Ivete Sangalo e o clássico do vôlei mundial Brasil contra Itália, na abertura da Liga Mundial Masculina de Vôlei em 2014, todos realizados na Arena Jaraguá. São apenas três exemplos de eventos, mas representam a transformação que está acontecendo na cidade.

Continua depois da publicidade

– Agora, a gente vê de verdade o que antes via na TV. E teve muita procura, os ingressos esgotaram muito rápido, em questão de horas – diz Rafaela Demathe, de 28 anos, professora de inglês e moradora de Jaraguá do Sul.

A equipe de futsal da cidade, do ídolo Falcão, já era uma referência nacional, mas apenas para um público mais específico. Os eventos agora viram comentário no dia a dia da cidade com a tradicional pergunta: “Vai no UFC?”

WEG é a empresa do ano, segundo ranking da revista Exame

Para o setor hoteleiro, o momento nunca foi tão bom. Antes com maior ocupação durante a semana, por empresários que iam a cidade a negócios, as vagas lotam nos finais de semana com a vinda de turistas de outras cidades de SC e outros Estados do país.

– Tivemos lotação de 100% no UFC e no vôlei. E 2014 foi o melhor ano da história em ocupação – diz Cristini Menezes, gerente comercial do Saint Sebastian Hotel. De acordo com ele, houve um aumento de 35% nas hospedagens e 15% no faturamento.

Continua depois da publicidade