Um evento memorável é lembrado na memória, mas também no coração. A conexão emocional e o fortalecimento de vínculos entre os participantes são marcas registradas dos ‘eventos experiência’, que buscam levar os participantes a uma vivência diferenciada, pois normalmente oferecem uma programação alinhada com o acordo com o perfil.
Continua depois da publicidade
Além do engajamento de quem faz parte das atividades naquela ocasião, os eventos voltados a experiências mais completas são uma verdadeira imersão – e podem ser direcionados para diversas temáticas, como um turismo mais interativo ou até no mundo do esporte.
Atletas profissionais e amadores de corrida, por exemplo, tornam a comunidade mais unida ao apreciarem a experiência de eventos por completo, não somente a prática do esporte em si. Com a melhora da percepção, a mensagem da saúde, da conexão, da qualidade de vida e dos benefícios dessa prática, é compartilhada por quem sai satisfeito com sua performance e resiliência, mas também com uma edição bem-organizada, pensada em como tornar aquele momento ainda mais memorável, seja correndo 5 quilômetros (km) ou uma meia maratona.
Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil, conta que a prova Meia Maratona SC21k Caixa 2024, que será realizada em 24 de novembro na capital catarinense de Florianópolis, é referência como “evento experiência” no cenário esportivo. Ao todo, a organização espera 5,5 mil atletas para provas de 21 km, 15 km, 5 km e 3 km, com saídas da Beira Mar Continental, no Balneário Estreito. O evento é pensado para criar momentos que geram impacto além do atrativo principal, destaca Neves.
— No caso das corridas de rua, um evento tradicional leva o participante a chegar no evento, correr e logo em seguida, voltar para casa. Já os eventos de experiência, o participante chega no evento e já é impactado pela cenografia instagramável, e ainda, a programação paralela inclui aulas de dança, shows, artistas circenses, ativações de marcas com brindes, entre outros. Tudo isso para proporcionar um relacionamento entre público e marcas participantes ainda mais intenso e memorável — conta a organizadora.
Continua depois da publicidade
Neves conta que além de ampliar as ativações paralelas às corridas, como shows, outra tendência dos ‘eventos experiência’ são as práticas e estratégias que convergem ações presenciais e online, o que também está previsto para o evento. Isso acontece, segundo ela, por meio do engajamento nas redes sociais ou apenas crossmedia, o que atrai mais atenção do público e eleva a exposição de marcas patrocinadoras.
— Como uma das precursoras a promover programações paralelas, shows e ativações além corrida, e de certa forma, posicionou a Corre Brasil como um “modelo” de padrão. Percebemos através do feedback dos atletas, que ao participar de outros eventos, acabam sentindo a diferença na questão estrutural e também de programação oferecida — completa Neves.
Dessa forma, as redes de relacionamento formadas e reforçadas durante a participação de evento tornam mais provável que os atletas queiram sentir emoções positivas novamente e participar de novas provas de corrida. Os benefícios mentais e sociais como diminuição do estresse e liberação de hormônios como endorfina, que traz sensação positiva, são aliados dos benefícios físicos, incluindo a melhora da circulação e capacidade respiratória, diminuição de risco para diversas doenças, controle do peso, fortalecimento e resistência muscular.
Eventos experiência pelo estado reúnem milhares de atletas todo ano
A Corre Brasil é uma das principais organizadoras de eventos esportivos de Santa Catarina e do país, com sete eventos proprietários em seu calendário anual e prestação de serviços para a realização de eventos de terceiros, atraindo mais de 25 mil atletas de todo o país e do exterior.
Continua depois da publicidade
Com foco nos eventos experiência, a Corre Brasil realiza ainda a Meia Maratona de Balneário Camboriú (BC) em abril, com cerca de 4,5 mil atletas; a Rio do Rastro Marathon (Orleans), com 1,5 mil atletas; a Costa Esmeralda Trail (Itapema, Bombinhas e Porto Belo), com 1 mil atletas; o Desafio Beto Carrero (Penha), com 4 mil atletas; Brisas (Balneário Camboriú), com 1,5 mil atletas; a Maratona Internacional de Pomerode (Pomerode), com 7 mil atletas.
Principais pontos de atenção antes da realização da SC21K
A Meia Maratona SC21k Caixa 2024 é a última corrida do ano com o Padrão Corre Brasil. As entregas dos kits serão realizadas na sexta (22), das 14h às 19h, e no sábado (23), das 9h às 19h. Para retirada do kit e chip, é preciso trazer documentos como documento oficial com foto, sendo RG ou Carteira de Habilitação física ou celular. Além disso, o participante deve apresentar o voucher de inscrição na tela do celular e doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado para a Legião da Boa Vontade. Podem ser doados alimentos como arroz, feijão, óleo, açúcar, leite em pó, macarrão, café, farinhas de milho ou de mandioca. A doação também pode ser realizada via PIX.
A organização reforça que não serão efetuadas trocas de modalidade, enquanto mudanças de titularidade poderão ser efetuadas na entrega de kits, mas somente com pagamento de taxa de R$30. Além disso, a retirada de kits de terceiros requer o documento do atleta inscrito e uma mensagem de autorização.
A largada das modalidades 5k e 3k, acontece somente 15 minutos após a largada do 21 km e 15 km. A previsão é de que a Largada PCD 5 km ocorra às 5h45, enquanto as de 5 km e 3 km às 5h46. Às 05h29, ocorre a largada PCD de 21km, enquanto a de 21 km Elite está marcada para às 05h30. Às 05h31, será a largada Geral 21 km e 15 km. A cerimônia de premiação geral ocorre às 08h30.
Continua depois da publicidade