Joinville vai sediar entre os dias 24 e 26 de outubro a ExpoInovação 2017, um evento voltado à promoção de iniciativas e projetos inovadores e ao fortalecimento da economia e dos negócios na região Norte e Nordeste de Santa Catarina. Organizado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville (COMCITI), a expectativa é reunir 2.000 pessoas no Teatro Juarez Machado, entre representantes da iniciativa privada, instituições de ensino superior, poder público, estudantes e profissionais conectados ao setor de tecnologia e inovação.
Continua depois da publicidade
Na pauta de discussões, temas como Nova Economia, Cidades Inteligentes e Humanas, Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação. Na primeira noite o foco será “Inovação e Empreendedorismo”, com palestras do Diretor de Operações da Aceleradora Darwin Starter, Mateus Xavier, e do Embaixador de Empreendedorismo da Campus Party Brasil, Vinicius Machado, além do Painel Endeavor, com os CEOs da Meetime, Diego Wagner, e da CataMoeda, Victor Levy.
A segunda noite, dia 25, abordará “Inovação e Cidades Inteligentes & Humanas”, com a participação do Diretor de Inovação no Senai SC, Pierre Mattei; do Coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (CGTC) do Departamento de Políticas de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Estruturantes do Ministério da Ciência (MCTIC), Leandro Berti, e do Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, André Gomyde.
Na quinta-feira, dia 26, última noite do evento, serão promovidos painéis abordando “Inovação e Desenvolvimento Econômico”, com a Diretora-gerente e Chefe de Escritório de Serviços da Standard & Poor’s no Brasil, Regina Nunes, e Natanael Kaminski, Business Development Officer da Pollux Automation. A programação terá ainda o Painel Joinville – A Reinvenção da Matriz Econômica Regional, com Guilherme Lima (Whirlpool) e Luis Roberto Wenzel (Tigre), tendo Natalino Uggioni (FIESC) como mediador.
De acordo com o presidente do COMCITI, Emerson Edel, eventos como a ExpoInovação legitimam a vocação de Joinville no cenário econômico do país, trazendo impactos para os diferentes setores de desenvolvimento da cidade. “Joinville hoje é uma das maiores potências econômicas do Brasil e segundo pesquisa da Endeavor de 2016, a cidade ocupa o quarto lugar como centro urbano mais empreendedor do país”, diz.
Continua depois da publicidade
Além das palestras marcadas para o período da noite, a programação contará com eventos paralelos, exposições de robótica e workshops durante à tarde. O objetivo é mostrar as diferentes perspectivas e o trabalho das instituições que fomentam iniciativas inovadoras na cidade. A entrada é gratuita nos eventos da tarde, mas é necessário fazer a inscrição antecipada para garantir o acesso ao Teatro Juarez Machado. Já os ingressos para o congresso custam R$ 15,00 por noite. As inscrições e compras podem ser feitas no site do evento (http://expoinovacao.com.br/).
Prêmio de Inovação
Outro destaque da 5ª ExpoInovação é o Prêmio de Inovação de Joinville, que reconhece e valoriza o trabalho de empresas e instituições de ensino. O anúncio dos três melhores projetos em cada categoria, somando 18 finalistas, será feito no dia 25, às 21h30, no Teatro Juarez Machado.
O objetivo da premiação é fomentar a inovação e a tecnologia premiando iniciativas das regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina. “Trata-se de um incentivo à inovação, nas mais diversas categorias. O prêmio é uma forma de divulgar a inovação que está ocorrendo em Joinville e reconhecer estas iniciativas”, explica o diretor executivo da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Fabiano Dell Agnolo.
Promovido pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville (COMCITI) com o apoio da Prefeitura, o prêmio envolve seis categorias abrangendo iniciativa privada, academia e poder público: ensino médio, técnico profissionalizante; cursos de graduação; pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado); MEI, startup, micro e pequenas empresas; médias e grandes empresas; processos e serviços públicos.
Continua depois da publicidade
PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO
Dia 24/10 – terça-feira
18h – Welcome Coffee e credenciamento
19h – Abertura Oficial
19h20
Palestra: Ecossistema de startups: os desafios do relacionamento entre empreendedores, investidores, corporações, universidades e governo.
Palestrante: Matheus Xavier, advogado graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com formação em Business pela Australian Pacific College (Sydney). Aos 23 anos fundou o Winker, software de gestão condominial que foi adquirido pelo grupo ORSEGUPS. Atualmente, é Diretor de Operações da Aceleradora Darwin Starter, braço de investimento em tecnologia de empresas como B3 (Bolsa de Valores), RTM (Rede de Telecomunicações do Mercado Financeiro), Neoway e CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização).
20h15
Palestra: Jornada do Empreendedor: O Caminho da Ideia ao Sucesso (e os erros da trilha).
Palestrante: Vinícius Machado, empreeendedor e treinador de empreendedores e empresas em temas como inovação, mindset de startup e empreendedorismo. Foi Key Account Manager em clientes corporativos da ACE. É co-fundador da Startadora e também Embaixador de Empreendedorismo da Campus Party Brasil.
21h – Painel Endeavor
Tema: De startup à ScaleUp: os desafios de crescimento do empreendedor de alto impacto e como enfrentá-los?
Continua depois da publicidade
Palestrantes: Diego Wagner é CEO da Meetime, um software de Inside Sales. Trabalha há cinco anos com o desenvolvimento de negócios digitais e antes da atual posição foi co-fundador da Loupa (um marketplace de recomendação de presentes) e da Siga o Rastro (um marketplace de consultoria online). Nos últimos anos vem dedicando seu tempo, além da Meetime, a estudar e publicar conteúdo sobre SaaS e Inside Sales.
Victor Levy é co-fundador e CEO da CataMoeda, empresa de tecnologia que desenvolve soluções inovadoras para o varejo no Brasil. O CataMoeda nasceu em Florianópolis, inspirado na Coinstar, empresa americana que troca moedas por crédito no iTunes, outros serviços ou mesmo dinheiro. No caso na Coinstar, há cobrança de taxa para a troca. Para usar o CataMoeda não há custo. Quem define a porcentagem do bônus no caso do cupom ou se a máquina também pode trocar moeda por dinheiro é o comerciante. As moedas ficam na própria loja, já separadas nos tubos da máquina. O comerciante paga aluguel para ter a máquina, manutenção e atualizações de software.
Dia 25/10 – quarta-feira
18h30 – Welcome Coffee e credenciamento
19h30
Palestra: Internet das Coisas: Produtos e Produção Inteligentes
Palestrante: Pierre Mattei, doutor em Ciências da Computação (USP), com mestrado em Física (ITA), Engenharia Eletrônica (ITA) e MBA em Gestão Estratégica (ESPM). Atualmente, atua como Diretor de Inovação no Senai SC e é coronel aviador da reserva da FAB. Foi professor visitante na ISAE SUPAERO (França), coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial (ITA), professor visitante (MIT), Gerente-técnico de Programas de Aeronaves Militares, pesquisador científico em sensores a fibra óptica e piloto militar.
20h10
Palestra: Oportunidades para a Economia do Futuro com o Desenvolvimento da Nanotecnologia
Palestrante: Leandro Berti, Secretário Executivo do API.nano (Arranjo Promotor de Inovação em Nanotecnologia), que lidera o desenvolvimento do setor em Santa Catarina e discussões importantes e pioneiras no país, como a segurança envolvendo as experimentações na área. É também Coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (CGTC) do Departamento de Políticas de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Estruturantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Continua depois da publicidade
20h50
Palestra: As Cidades Inteligentes e Humanas e os Caminhos para o Ser Humano do Futuro
Palestrante: André Gomyde, Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e membro do World e-Government Awards 2017 na Coreia do Sul. Referência no país quando o assunto é Cidades Inteligentes e Humanas, é especialista em desenvolvimento econômico e inovação, com foco em gestão de projetos e equipes complexos, e Diretor de Novos Empreendimentos da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal – Terracap. É conferencista internacional e publicou seu primeiro livro: “Passando o Bastão – Sucessão Familiar nas Pequenas e Médias Empresas” em 2010. Participa de Conselhos nos setores público e privado, entre eles o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, do qual é membro titular. Formado em administração pela FDV, tem pós-graduação em Gestão de Negócios pelo IBMEC e mestrado em Business Administration pela FCU, nos Estados Unidos. Foi executivo de grandes empresas multinacionais, com larga experiência nos setores público e privado e presidiu a Companhia de Desenvolvimento de Vitória.
21h30 – Entrega do Prêmio de Inovação aos finalistas
Dia 26/10 – quinta-feira
18h – Welcome Coffee e credenciamento
19h
Palestra – MackGraphe – das Transformações da Indústria 4.0 às Inovações com os Nanomateriais
Palestrante – José Augusto Pereira Brito, Diretor do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias – MackGraphe da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Foi gerente de Tecnologia da Informação do Instituto Presbiteriano Mackenzie-SP por 17 anos, gerente de internet no segmento educacional nacional (3 anos) e engenheiro na área nuclear por 7 anos. É engenheiro, mestre, doutor, professor e pesquisador, com experiência profissional, projetos e publicações nas áreas de engenharia, computação, sociais e humanas.
19h40 – Painel Joinville
Tema: A Reinvenção da Matriz Econômica Regional
Palestrantes: Guilherme Lima (Whirlpool), Luis Roberto Wenzel Ferreira (Tigre), José Fiates (Certi), Natanael Kaminski (Amcham/ Pollux) e Natalino Uggioni (FIESC – mediador)
21 horas
Palestra: Cenário Econômico – Joinville no Cenário Brasileiro e Mundial
Palestrante: Regina Nunes, Diretora-gerente e chefe de escritório de serviços da Standard & Poor’s no Brasil e na Argentina, sendo também responsável por todos os negócios e estratégias na região da América Latina. A Standard & Poor’s (S&P) é a mais tradicional agência de classificação de risco de crédito do mundo e uma das três maiores companhias do mundo nesse segmento, ao lado da Moody’s e da Fitch Ratings. Especializada em qualificar determinados produtos ou ativos financeiros emitidos por empresas ou por governos, a S&P avalia, atribui notas e classifica esses agentes emissores de títulos públicos (governos) e de títulos privados (empresas) quanto ao grau de risco de não pagamento de suas dívidas dentro do prazo fixado.
Continua depois da publicidade
21h50 – Encerramento
EVENTOS PARALELOS
Dia 24/10
14h às 17h
Teatro Juarez Machado
Pitch Day Embraco e Softville – encontro entre dez startups de Joinville e executivos das indústrias e empresas da região para promover o relacionamento, estreitar contatos e favorecer negócios.
Após a palestra com Daniel Moraes, uma startups da Embraco de Joinville, sobre como criar soluções para a indústria e aproveitar as oportunidades desse setor, cada responsável pelas startups fará a sua apresentação aos executivos, que é aberta e gratuita à comunidade. No final haverá espaço para perguntas e troca de informações.
14h às 18h
Expocentro Alfredo Salfer
Festival de Robótica de Joinville – amostras e competições de robóticas apresentadas por equipes acadêmicas e empresas de tecnologia de Joinville. É organizado pela FAB.Ville em parceria com a Join.Valle (Programa de Cidade Humana e Inteligente) e o COMCITI (Conselho Municipal de Ciência, tecnologia e informação). Tem como objetivo a promoção e o desenvolvimento de um ecossistema de tecnologia robótica. São seis categorias: Seguidor de Linha, Sumo (0,5 kg e 3kg), Combate (até 1,4kg), Trekking, Educacional, Hockey e Colaborativos.
Equipes inscritas:
Laboratório de Robótica, WickedBotz, GERM, Botcem, GROM, RoboMind e NightFall
14h às 17h
Sala 8
CityLab – GIZ / Instituto Fraunhofer
Numa iniciativa inédita, o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammernarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional, e a Sociedade Fraunhofer para a Promoção da Pesquisa Aplicada ajudarão Joinville a pensar sua mobilidade. Joinville será a primeira cidade do Brasil e de toda a América a ser objeto de intervenção do Mobility City Lab. Num primeiro momento, o foco do Mobility City Lab Joinville será na área de mobilidade, a fim de estudar a dinâmica urbana da cidade e, em conjunto, construir projetos de mobilidade urbana e sustentável, focada na eficiência energética do transporte.
Continua depois da publicidade
Durante a ExpoInovação, haverá uma oficina reunindo especialistas nas áreas de transporte e mobilidade da cidade, acadêmicos, empresários e sociedade civil organizada, em reuniões técnicas. A oficina será gratuita e a inscrição será feita por meio de convite.
A Sociedade Fraunhofer é uma organização alemã de pesquisa, que conta com 69 institutos espalhados por toda a Alemanha. O City Lab, um braço da iniciativa “Cidade do Futuro” (Morgenstadt), é um laboratório urbano de estudos temáticos inerentes à cidade. Trabalha com determinadas cidades para a análise de desafios em planejamento urbano sustentável e inteligente. O Mobility City Lab já foi aplicado em Lisboa (Portugal), Berlin (Alemanha), Chemnitz (Alemanha), Praga (República Checa) e Tbilisi (Geórgia).
17h15 às 18h30
Teatro Juarez Machado
RIA – Rede de Investidor Anjo – informações sobre como fazer investimento anjo e apresentação de duas startups que estarão captando investimento, por meio de um pitch, ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores. O tempo de apresentação é curto (entre 3 a 5 minutos) e deve trazer informações que sejam capazes de chamar a atenção do anjo.
O investimento anjo é feito por pessoas físicas com seu capital próprio em startups, empresas com alto potencial de crescimento. São empresários, executivos e profissionais liberais que agregam valor para o empreendedor. Para falar sobre esse tipo de investimento, Marcus Silva, da Silva Santana & Teston Advogados, fará a palestra sobre Alternativas Jurídicas para Investimento Anjo em Startups.
Continua depois da publicidade
Dia 25/10
14h às 17h
Teatro Juarez Machado
StartYou – Os Primeiros Passos para Trabalhar em uma Startup – Uma abordagem para fomentar a atração de profissionais para o setor de tecnologia. Serão três palestras sobre como trabalhar em uma startup, plano de carreira e como se manter no mercado de trabalho.
14 horas
Palestra: O que é Startup e o que esperar ao trabalhar em uma?
Palestrantes: Tiago Brandes, CEO na Meus Pedidos – Formado em Ciências da Computação pela UDESC atua como mentor em programas com foco em Startups e é Sócio e Co-founder na Performme, consultoria para aceleração de resultados comerciais de empresas de tecnologia.
Felipe Witt, Gerente de Growth Marketing na Meus Pedidos – com experiência na realização de experimentos de tração, inteligência de negócio e gestão de projetos trabalhando em startup. Multiplicador da cultura de experimentação e account-based marketing.
15 horas
Palestra: Planejamento de Carreira
Palestrante: Priscila Santos, Coach & Consultora de RH para Startups – Ajuda pessoas e organizações a alcançarem seus objetivos e realizarem seus sonhos, através do desenvolvimento de Alta Performance e Propósito. Graduação e Mestrado em Psicologia, formação em Coaching Internacional e experiência de mais de 10 anos em Gestão de Pessoas.
Continua depois da publicidade
16 horas
Palestra: Como está o cenário das startups em Joinville e Região
Palestrante: Adriano de Carli, CEO na HunterCo – Uma conversa sobre o cenário das empresas em Joinville e Região, quais as expectativas para o próximo ano e como aproveitar as oportunidades.
14h às 18h
Expocentro Alfredo Salfer
Festival de Robótica de Joinville – amostras e competições de robóticas apresentadas por equipes acadêmicas e empresas de tecnologia de Joinville.
17h às 18h50
Teatro Juarez Machado
Prêmio de Inovação – apresentação dos 18 melhores projetos do Prêmio de Inovação Joinville.
Dia 26/10
14h às 19h
Salas 8, 9 e 10
Pensando Joinville #Jlle30anos – destinada a pensar a Joinville do futuro, a oficina terá a participação de especialistas representantes de diversos setores da cidade separados em eixos temáticos: Economia, Competitividade e Inovação; Identidade e Turismo; Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Saúde e Segurança; Meio ambiente urbano e rural; Governança e participação; Assistência, defesa dos direitos e ONGs.
O #Jlle30 é uma iniciativa ampla que envolve pessoas integrantes de todas as esferas – governo, empresas, academia e sociedade civil – para construir uma narrativa de futuro para a cidade, que seja clara, inspiradora e gere o sentimento de pertencimento a todas as tribos que aqui habitam. Essa narrativa será a voz da comunidade joinvilense acerca da cidade que queremos para o futuro e servirá de pedra fundamental para diversas políticas públicas e iniciativas futuras. As oficinas de desenvolvimento criativo, chamadas Oficinas Pensando Joinville, tem como base a metodologia de Design Thinking e estão sendo realizadas com diferentes grupos da cidade.
Continua depois da publicidade
A oficina será gratuita e a inscrição será feita por meio de convite.
14h às 18h
Expocentro Alfredo Salfer
Festival de Robótica de Joinville – amostras e competições de robóticas apresentadas por equipes acadêmicas e empresas de tecnologia de Joinville.
SERVIÇO
O quê: 5ª ExpoInovação
Onde: Teatro Juarez Machado (Av. José Vieira, 315, Centro)
Quando: de 24 a 26 de outubro, das 14h às 22h Quanto: R$ 15,00 por noite (ingressos à venda no site http://expoinovacao.com.br/
Eventos paralelos: A programação conta com eventos paralelos gratuitos das 14h às 18h. Em alguns casos, para garantir o acesso, é necessário fazer a inscrição antecipada, também pelo site http://expoinovacao.com.br/
Promoção: Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville – COMCITI