Quatro cervejeiros americanos estão em Florianópolis para ensinar técnicas na arte de produzir a bebida mais consumida do país. Entre eles, um apelidado de the mad fermentationist, algo como “o fermentador maluco”, Michael Tonsmeire. O foco deste II Congresso Técnico de Cerveja Caseira é na produção de melhores receitas.
Continua depois da publicidade
– E não é prático. É para a profissionalização de cervejeiros caseiros – conta Max Prujansky, sócio-fundador da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (ACervA Catarinense) e dono da marca de cervejas Traíra.
Leia também:
:: Saiba tudo sobre as cervejas puro malte
:: Cervejas escuras “de verdade” utilizam cevada ou malte torrados e não corante caramelo
Continua depois da publicidade
Uma das novidades é justamente a presença de Tonsmeire, que vai ensinar sobre a preparação das chamadas sour beers, ou, na tradução, cervejas azedas. Suas duas palestras, uma nesta sexta-feira e a outra neste sábado, tratam do mesmo tema.
Foto: Cristiano Estrela
As cervejas azedas envolvem um processo de fermentação mais instável, que leva a um produto para paladares diferentes do tradicional. Muitas delas envolvem na preparação o acréscimo de frutas. Já há cervejarias brasileiras que vendem produtos desse tipo, como a paranaense Way Beer, que tem uma linha sour nos sabores morango, acerola e graviola.
Presentes no evento, algumas catarinenses, que ainda não têm nenhum produto nessa linha, como as cervejarias Itajaí, Bierland, Lohn, Coruja, Karsten e Bayer, podem trazer surpresas em um futuro próximo.
– Esperamos que venha alguma sour. E deve vir, sim – conta Ronaldo Dutra, organizador do congresso técnico que está sendo realizado no Hotel Castelmar, no Centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Há vagas
Foto: Cristiano Estrela
Dutra conta que foram preenchidas 185 das 250 vagas iniciais, então quem quiser participar ainda pode, pagando uma taxa de inscrição no local. Inialmente, ela estava em R$ 500 para os não sócios da ACervA.
O II Congresso Técnico de Cerveja Caseira começou nesta sexta-feira, às 14h, e vai até às 20h de sábado, com programações desde às 8h30 da manhã. Mas todas as atividades são para quem já tem experiência na área de produzir cerveja artesanal.
Palestrantes internacionais
Completam o time de especialistas estrangeiros que darão palestras outros três americanos. Scott Bickham, Ph.D em física, produz cerveja caseira desde 1991. Denny Conn, um engenheiro de áudio aposentado, que há nove anos faz parte do Conselho Diretor da American Homebrewer Association e começou a fazer cerveja em casa em 1998. E Drew Beechum, autor de três livros sobre a produção de cerveja caseira e colunista da revista Beer Advocate Magazine.
ACervA
Foto: Cristiano Estrela
A ACervA Catarinense – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina, é uma entidade criada com intuito de fomentar o desenvolvimento da cultura cervejeira, sobretudo da cerveja caseira, produzida de forma artesanal em Santa Catarina. A associação pretende contribuir ativamente para o avanço e a consolidação de um movimento que é chamado hoje de “O Renascimento da Cerveja Artesanal.”
Continua depois da publicidade