Caminhar pelos corredores do (IN)Consciente Coletivo, que ocorre neste fim de semana em Joinville, é certeza de surpresas e admiração: em pequenos estandes, os expositores da grande vitrine de produtos artesanais e sustentáveis que o evento se propõe a ser desde 2012 encontram espaço para inovar na apresentação de seus artigos e receber o público. Em muitos casos, são proprietários de lojas virtuais, relativamente jovens e com empreendimentos iniciados recentemente, buscando um lugar ao sol em meio às alternativas do mercado fast fashion, que é baseado no alto consumo e na produção em larga escala da mesma mercadoria.

Continua depois da publicidade

A 11ª edição do evento conta com cerca de 60 expositores de moda e design, além de feira de arte e feira de impressos. No local, também há show e praça de alimentação. Segundo a organização, a expectativa é de um público de 1500 pessoas por dia, número semelhante ao registrado em outras edições. Itinerante, desta vez ele utiliza as garagens de um edifício residencial na rua Gothard Kaesemodel, no bairro Anita Garibaldi.

— Procuramos vários espaços, porque já estávamos repetindo os lugares onde o Inconsciente acontecia. O arquiteto que faz o projeto do evento sugeriu o Edifício Pixel, que tem um conceito [de construção e decoração] muito parecido com o do evento — afirma uma das organizadoras, Sarah Pinnow.

Entre os expositores, há muitas estreias no evento: a intenção do InC é que sempre exista renovação e ela pode ser percebida na lista da 11ª edição, que conta com artistas também de outros Estados, como Paraná e Rio Grande do Sul, além de cidades de Santa Catarina como Jaraguá do Sul, Blumenau e Criciúma. Eles terão a oportunidade de, no domingo, serem vistos por André Carvalhal, publicitário conhecido por sua atuação como diretor da Farm, marca de design de moda fenômeno no Brasil.

Carvalhal participa do evento à frente de um bate-papo marcado para as 16 horas deste domingo, e divide sua experiência de, recentemente, ter deixado a empresa de sucesso nacional na qual trabalhava para criar um espaço de co-working voltado para a moda consciente.

Continua depois da publicidade

Agende-se:

O QUÊ: 11º (IN)Consciente Coletivo

QUANDO: sábado e domingo, 30/09 e 1º/10, das 11 às 22 horas.

ONDE: Edifício Pixel, na rua Gothard Kaesemodel, 1068, Anita Garibaldi

QUANTO: a entrada é gratuita