Ao reunir nove dos maiores nomes do mercado catarinense, o 11º Fórum das Personalidades de Vendas da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC), realizado na tarde desta quinta-feira no auditório da Komeco, em Palhoça, proporcionou uma verdadeira aula de gestão, motivação e inspiração aos empreendedores presentes.

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Durante cerca de três horas, antes da entrega do prêmio à personalidade deste ano, o presidente da holding Komgroup, Denisson Moura de Freitas, os nove vencedores de edições anteriores da premiação, incluindo Freitas, relataram ao público os caminhos que os levaram às hoje consagradas carreiras nos mais diversos segmentos do mercado.

Os empresários transmitiram ensinamentos, teceram árduas críticas à burocracia imposta pelo atual modelo governamental brasileiro e destacaram as precárias condições da infraestrutura pública.

O homenageado deste ano aproveitou a oportunidade para falar sobre os principais desafios dos empreendedores que buscam crescimento dentro e fora do Brasil. Segundo Freitas, é preciso ter criatividade, trabalhar mais do que os estrangeiros e buscar diferenciais para os produtos.

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Personalidade de Vendas em 2004, Hans Dieter Didjurgeit, da União Saúde, analisou o cenário sob o ponto de vista da saúde, afirmando que o Sistema Único de Saúde (SUS) pode fazer com que a população tenha mais qualidade de vida identificando os problemas mais comuns com antecipação, evitando assim a manifestação de problemas mais graves.

– Se o SUS fosse administrado pela iniciativa privada, teríamos redução de custos e ofereceríamos um bom plano de saúde à população. Não faltam recursos à saúde, falta gestão – opinou.

Presente no evento, Jaimes Almeida Junior, do Almeida Junior Shopping Centers, compartilhou sua experiência no mercado internacional. Na avaliação do empresário, os brasileiros precisam investir mais em práticas de gestão com foco no desenvolvimento da marca e da população que usufrui dos serviços.

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– Não podemos olhar um shopping como se fosse algo que cobra aluguel, mas sim como um meio de transformação social – analisou.

O peso da burocracia que atrasa os investimentos

Luciano Hang, da rede de lojas Havan, falou sobre o processo de construção de uma marca, salientou o excesso de burocracia no Brasil e destacou o empreendedorismo de SC.

– A burocracia faz com que os empresários precisem perder muito tempo pensando em como driblá-la, mais do que montando estratégias – afirmou.

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Proprietário da Atrio Hotéis e Personalidade de Vendas de 1995, Ninfo Valtero König falou justamente sobre o desafio de vender hoje e na década de 1990.

– Quando se tem conhecimento, capacidade e determinação, se vai longe. Incentivar os colaboradores é o melhor estímulo para produzir bem e, consequentemente, vender bem – analisa König.

Roberto Henrique Barreiros Silva, do Box 32, falou sobre o modelo de concorrência pública a ser aplicado no mercado em Florianópolis e destacou que a Capital de SC é polo gastronômico.

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Também integrante do segmento gastronômico, Acari Luiz Menestrina, da Gran Mestri, abordou o setor lácteo focando mais especificamente na necessidade de criação de núcleos de mercado.

Antônio Koerich, da rede de Lojas Koerich, abordou, entre outros assuntos, sobre a necessidade de os empresários catarinenses se tornarem cada vez mais investidores e empreendedores. Já o empresário Décio da Silva, da WEG, salientou a necessidade de investimentos em tecnologia e inovação, ao informar que a sua empresa investe 3% da receita nestes pilares.