Carro estacionado. Janela aberta. Chapa, fritadeira e freezer devidamente ligados. Os 40 veículos que participam da Parada Food Truck, que vai rolar neste final de semana, das 11h às 22h, na Beira-Mar Continental, estão prontos para atender aos clientes. O importante é agradar desde os que só buscam uma opção de comida ao ar livre, até aqueles com os paladares mais exigentes.
Continua depois da publicidade
Sucesso de público, o evento tem o objetivo de criar novas experiências aos consumidores.
– O público vai conferir diversas opções de gastronomia diferenciada, arte, cultura, entretenimento e muita diversão. Para isso, aumentamos o número de trucks participantes e a estrutura do evento – diz Celso Martello, um dos organizadores da Parada.
Os food trucks vão ofertar desde comida mexicana, japonesa, nordestina e tailandesa até hambúrguer, hot dog, chopp e variados estilos de doces. Uma das novidades desta edição será a quantidade de truqueiros, 15 a mais em relação à edição de junho. Shows de magia e ilusionismo e aulas de zumba prometem divertir o público. O evento contará também com um espaço destinado especialmente para os donos levarem seus cães para brincar.
Continua depois da publicidade
A estrutura que será montada para a Parada Food Truck contará com banheiros químicos e praça de alimentação coberta. Diversas tendas serão montadas estrategicamente para acomodar o público com mesas e cadeiras para apoio.
Além disso, haverá equipe de segurança, limpeza e conservação e um ecoponto itinerante vai realizar a coleta seletiva de todo o óleo usado durante o evento.
E qual a diferencial dos food trucks?
Os caminhões de comida oferecem pratos “gourmet”, ou seja, produzidos com ingredientes diferenciados, alguns feitos pelas mãos de chefs experientes e fugindo do padrão de lanche rápido de fim de noite. Além disso, os food trucks precisam ter uma cozinha profissional registrada e alvará da Vigilância Sanitária, porque os pratos são finalizados no local, mas existe uma “pré-produção”.
Continua depois da publicidade
O sucesso é tanto, que alguns produtores de eventos optaram por trocar as barraquinhas pelos carros.
– A gente opta pelos food trucks primeiro pela questão da praticidade e porque eles são mais bem preparados que as barracas, até na questão sanitária. Depois, porque tem um apelo forte. Tá na moda e as pessoas procuram muito, além do que, hoje, as melhores opções gastronômicas estão no trucks – afirma Thiago Basso, produtor do evento.
Legislação
Hoje os food trucks não podem atuar em local público, apenas em terrenos particulares com a autorização dos proprietários. Há alguns meses os truckeiros venceram mais uma etapa na busca pela legalização do trabalho da categoria.
A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou o projeto de lei que detalha como os veículos poderão trabalhar na cidade. De autoria do vereador Ed Pereira, o projeto segue agora para a sanção do prefeito Cesar Souza Júnior.
Continua depois da publicidade
– O principal aspecto da regulamentação é o trabalho em vias públicas por meio de processos que ainda serão definidos – define Juliana Silva, coordenadora do Núcleo dos Food Trucks da CDL de Florianópolis.
Hoje, os food trucks trabalham com adaptações nas leis já existentes, como de ambulantes ou quiosque por exemplo, mas elas têm brechas que não definem o real trabalho desses profissionais.- A regulamentação dará uma maior autonomia à categoria e estará mais adaptado à realidade do segmento – explica Juliana.
Ela adianta ainda que a ideia é fazer esses “estacionamentos” para os trucks em formato de bolsões.
Continua depois da publicidade
Como funciona o Núcleo dos Food Trucks da CDL
Em Florianópolis existem mais de 40 food trucks associados ao Núcleo da CDL, porém, estima-se que mais 20 estejam em atividade na Grande Florianópolis. Por mês, entram de cinco a 10 pedidos para filiação.
Para fazer parte do Núcleo, o candidato precisa preencher uma ficha que deverá estar anexada a um dossiê fotográfico. Depois disso, é passado por uma curadoria, que avalia e dá um parecer podendo, ou não, solicitar alterações.
Passada esta primeira etapa, o futuro “truckeiro” deve entregar a documentação – composta por RG e CPF do proprietário, comprovante de residência, contrato da CDL, CNPJ ou contrato social – para o comercial da CDL.
Continua depois da publicidade
Com a aprovação, ele começa a participar ativamente de reuniões e a receber os convites para operar em eventos.
Movimento social
Com o objetivo de preservar a essência socialmente responsável das empresas produtoras do evento, a Parada Food Truck estará recebendo doações de brinquedos para entregar nas comunidades carentes.
Serviço
O quê: Parada Food Truck
Quando: de 4 a 6 de dezembro de 2015
Horário: das 11h às 22h
Entrada Gratuita
Local: Beira Mar Continental
Mais informações: www.facebook.com/paradafoodtruck
Confira o mapa e localização dos trucks no evento
Trucks lado A
Trucks lado B
Continua depois da publicidade