Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) organizam o 4° Encontro Catarinense de Trauma e o 5º Desafio Nacional de Trauma neste fim de semana, no ExpoCentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. Os dois eventos são seletivos para os encontros nacional e mundial de 2023.

Continua depois da publicidade

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Dos dias 21 a 23 de outubro, 80 duplas de socorristas de bombeiros voluntários e militares, SAMU, equipes de aeronaves e demais órgãos que fazem atendimento pré-hospitalar na esfera pública, terão 10 minutos para completar provas nas modalidades standard e complex, em simulados com vítimas politraumatizadas, como esmagamentos, amputações, fraturas, queimaduras e possíveis outros cenários.

Aberto ao público, as provas de ambos os eventos ocorrem no ExpoCentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen. A cerimônia de abertura será realizada sexta-feira (21), às 8h, na Unidade Central do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, e o encerramento e premiação estão previstos para às 13h do domingo (23).

O 4° Encontro Catarinense de Trauma e o 5º Desafio Nacional de Trauma são promovidos pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), representante da World Rescue Organization (WRO), respectivamente.

Continua depois da publicidade

Os eventos fazem parte do calendário de comemoração dos 130 anos da corporação mais antiga do país, comemorados no dia 13 de julho deste ano.

Números reforçam importância

Segundo o Relatório de Atividades da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), o conjunto de bombeiros e demais envolvidos nas 31 corporações filiadas contribuíram com mais de um milhão de horas voluntárias, de um total de 68 mil atendimentos a emergências. Detalhadamente, 54.328 dos chamados foram para atendimentos pré-hospitalares.

Já segundo Igor Arahon Schwingel, assessor da Organização Mundial de Resgate WRO e membro do Comitê de Educação e Desenvolvimento de Resgate Veicular da WRO, somente em Santa Catarina, em 2021, foram atendidas 131.752 vítimas com algum tipo de trauma pelos bombeiros voluntários (23.803), bombeiros militares (51.142) e SAMU (56.807).

Para ele, os desafios de trauma são fundamentais para o desenvolvimento dos serviços de emergência, pois a educação é a única ferramenta capaz de desenvolver os profissionais para esta atividade, a qual exige desenvolver habilidades para um rápido diagnóstico e acerto nas decisões sobre o tratamento das vítimas.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

TCE faz recomendação à prefeitura de Joinville sobre empréstimo milionário

Prédio histórico em Joinville será reformado para instalação de escola integral

Joinvilenses conquistam 12 medalhas nas Paralimpíadas Universitárias