Amantes da cultura oriental, dos games e cartuns se reuniram para o Mini Hanamachi neste domingo em Joinville. Cerca de mil pessoas passaram pelo Centreventos Cau Hansen para prestigiar a 6ª edição da festa. É chamado de ‘mini’ porque é uma prévia do evento de maior dimensão que acontece em novembro na cidade.
Continua depois da publicidade
A festividade reúne pessoas de várias idades que tenham apreço pela cultura japonesa. Além disso, o evento também junta os apaixonados por quadrinhos, filmes, animes, mangás e jogos. O nome Hanamachi foi idealizado para aproximar o Japão da Cidade das Flores. A palavra significa Cidade Flor em tradução literal do japonês. Este universo tem conquistado cada vez mais adeptos que buscam fortalecer essa cultura em Joinville.
Durante todo o domingo, os participantes puderam aproveitar as quase 20 atividades ofertadas, desde sala de jogos até aulas básicas de japonês.
As amigas Valéria Koslovski, Priscila Felippe e Adriana Büchele vieram para participar do concurso de cosplay. As meninas aguardavam ansiosas para subirem ao palco e representar as personagens escolhidas para este ano. Com roupas coloridas, perucas e maquiagem, elas encenam como se estivessem saído direto da tela do videogame para o palco do evento. Ali as meninas eram: Jinx (League of Legends), Rainha de Copas (Alice: Madness Returns) e a lutadora Chun-Li (Street Fighter), respectivamente.
— Nós participamos há muito tempo destes eventos, sempre tentamos representar personagens diferentes e inclusive nós três nos conhecemos aqui — comentou Valéria.
Continua depois da publicidade
Para Henry Peters Couto, que trabalha na organização, o Hana — como foi apelidado pelos participantes — permite que os adoradores do meio tenham onde se encontrar, procurar inspirações e trocar ideias. O evento é organizado de forma colaborativa e as pessoas que trabalham na preparo da festa são todas voluntárias.
Pelos corredores, há personagens conhecidos como, por exemplo, o Batman e o Darth Vader, e outros nem tão populares assim. O casal Evaldo Pedroso e Mayara Maciel veio de Curitiba para participar. Eles estavam caracterizados como personagens do jogo Halo. A dupla conta que o game é muito conhecido fora do país, mas aqui no Brasil ainda não fez tanto sucesso. Mesmo andando como personagens desconhecidos, os dois instigavam olhares curiosos por onde passavam.
— Pouca gente conhece os nossos personagens, é a primeira vez que participamos aqui em Joinville. Viemos aproveitar as atividades e conhecer o lugar — completou Mayara.