A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) realiza de terça até quinta-feira o 4º Encontro Regional de Vendas, na Sociedade Harmonia-Lyra, em Joinville. A programação inclui três palestras com nomes reconhecidos nacional e internacionalmente e um debate com líderes do varejo de Santa Catarina.

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Para abrir o evento, nesta terça-feira, a especialista em medicina comportamental Leila Navarro fala sobre “O Poder da Superação em Vendas”. Na quarta-feira, Seu Chico Treinamentos toma conta do palco da Sociedade Harmonia-Lyra com a palestra-show “A Incrível Arte de Vender”.

Para fechar o encontro, na quinta-feira, o doutor em Direito e em Comunicação, consultor, colunista e professor Clóvis de Barros Filho envolverá o público com a palestra “Conhecimento que Gera Mudança”. O debate ocorre no dia 23, antes da palestra.

O encontro de vendas tem passaportes tanto para associados quanto para os demais interessados aos preços de R$ 150 (transferível para associado), R$ 250 (transferível para não associado), R$ 100 (não transferível para associado) e R$ 200 (não transferível para não associado).

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O vice-presidente de Treinamento e Desenvolvimento Profissional, Fernando Paulo Martins, destaca que este é o maior evento de varejo no Estado de Santa Catarina. No ano passado, o encontro atraiu mais de mil participantes nos três dias de programação.

Ele afirma que neste ano a participação será ainda maior, “pois diante dos desafios da economia, será necessário que os empresários entendam que somente capacitando equipes conseguiremos melhores resultados”.

Mais informações no Centro de Treinamento da CDL (rua Ministro Calógeras, 867), pelo e-mail ou pelo telefone (47) 346 -2539.

Conheça os palestrantes:

Leila Navarro:

Especialista em medicina comportamental, especializada em gestão de talentos e coaching efetivo e professora na Universidade de Barcelona.

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Tema: “O Poder da Superação em Vendas”

Data: 22 de setembro, às 19h40

Seu Chico Treinamento Corporativo:

Produtora de eventos empresariais especializada em palestras e treinamentos corporativos focados nos objetivos de cada cliente.

Tema: “A Incrível Arte de Vender”

Data: 23 de setembro, às 20h20

Clóvis de Barros Filho:

Doutor em Direito e em Comunicação, consultor, colunista e professor.

Tema: “Conhecimento que Gera Mudança”

Data: 24 de setembro, às 19h40

Confira as entrevistas com os três palestrantes do evento:

Leila Navarro

Em tempos tão acelerados, com tantas fontes de informações disponíveis, como trabalhar a ansiedade e ter foco?

Leila Navarro – O perfil e o desempenho de um vendedor são muito importantes. O seu talento e a sua inteligência devem ser direcionados à ação maior, que é a venda e o comprometimento com seu desempenho e com seu desenvolvimento pessoal. Para contrapor às mudanças cada vez mais aceleradas e trabalhar a ansiedade e o foco, o melhor caminho é você conhecer o máximo possível sobre o seu produto e mercado e fazer um planejamento. Sim, um planejamento estratégico de trabalho é fundamental. Colha o máximo de informações que podem ajudar no processo de vendas, desde as suas competências e pontos fracos, como os da equipe com a qual trabalha, até as informações estratégicas sobre clientes, concorrência, contatos, fornecedores e parceiros. Preste atenção em tudo o que possa influenciar o seu desempenho: novos produtos, tecnologias, tendências do mercado, mudanças na economia ou nas leis etc. Para se alinhar ao cenário atual do mercado e não se perder com todas as informações em mãos, trace o seu plano de atuação, a partir do qual você terá uma linha mestra para trabalhar e fazer as alterações necessárias sempre que possível. Mas de nada servem todas essas dicas se você não tiver autoconfiança. Esse é o principal componente. Vá em frente! Confie no seu taco!

Em uma área tão competitiva como a de vendas, como o profissional pode fazer a diferença, se sobressair?

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Leila Navarro – A área de vendas tem um dos maiores índices de demissões e troca de emprego. Hoje, o consumidor é muito mais exigente, as empresas e clientes querem gente muito bem preparada e não basta ser apenas simpático e falador – é necessário ter conteúdo, consistência, diferencial e paixão. Quem se destaca em vendas tem, principalmente, muita capacidade de renovação. O profissional de vendas do século 21 é aquele que investe em si mesmo, estuda, lê jornais e revistas, se recicla constantemente e tem foco na alta qualidade. Aliás, ter foco é algo imprescindível na vida de qualquer profissional, inclusive na área de vendas. Um vendedor sem objetivo é como um barco à deriva no oceano, mas só ter um objetivo também não basta. É necessário criar estratégias para alcançá-lo e isso se faz com planejamento, o que faz toda diferença. Mas cuidado. Planejar não é mais como antigamente. Não estou falando de planejamento que fica engavetado, mas de atitude. Atitude e prontidão para um contínuo planejar. A ideia é ficar aberto ao planejamento, pois ele é um norte e não a estrada.

Como vender em tempos de crise? O profissional deve mudar a estratégia?

Leila Navarro – Paixão em vendas é um quesito relevante em tempos de crise. Quando o profissional de vendas ama o que faz, quando acredita no seu produto ou serviço, seu olho brilha, o seu comportamento se altera, ele “veste a camisa” e o seu poder de convicção é tamanho que acaba por convencer seu cliente. Todo bom vendedor tem autoconfiança, acredita no seu potencial e na sua intuição. Ele conhece bem o seu produto e o seu cliente. Só de olhar nos seus olhos ou em um simples aperto de mãos é possível vislumbrar a credibilidade do seu produto ou serviço e, ainda, o prazer que ele tem de fazer o que faz. E tudo isso se reflete no comportamento do cliente. E crise… o que é crise ante um profissional apaixonado?

Como não dispersar energia com as redes sociais, mas transformá-las em aliadas nas vendas?

Leila Navarro – Com a popularização do trabalho fora do escritório, aplicativos e redes sociais ganharam protagonismo na vida profissional dos usuários. As ferramentas online estão ajudando a superar alguns dos obstáculos tradicionalmente associados com o trabalho remoto. A tecnologia faz a ponte entre o colaborador, a empresa e o cliente. O WhatsApp, uma das ferramentas mais recentes, já é utilizado como ferramenta de trabalho para cerca de 95% dos profissionais, segundo um recente levantamento organizada pela Regus, uma conceituada empresa de pesquisa. Essa é uma realidade que não tem mais volta. Cabe a cada profissional definir as melhores estratégias para o uso dessas ferramentas sem dispersar energias ou ficar dependente delas. Definir prioridades é um excelente caminho.

Quais as principais barreiras do profissional no processo de vendas?

Leila Navarro – Apatia e estagnação. Em vendas, devido às constantes mudanças no mercado, é fundamental levantar dados e rever estratégias constantemente, pois amanhã seu produto ou serviço pode deixar de ser interessante ao cliente. Você necessitará mapear as necessidades do mercado e prever futuras demandas. Pensar ou imaginar que se sabe o que as pessoas necessitam é um grande erro. Pergunte sempre se você está fazendo o impossível, pois o possível é algo reservado aos medíocres. Concentre-se no presente e fique de olho no futuro para não perder oportunidades.

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O tema de sua palestra é “O Poder da Superação em Vendas”. Pode dar uma síntese do que passará para os participantes do encontro?

Leila Navarro – Meu principal objetivo é fazer com que cada participante descubra ou redescubra o seu poder para alavancar vendas. Cada habitante da Terra é contabilizado em uma estatística, mas quando cada um de nós passa a ter consciência de que, apesar do grande número de pessoas, ele tem o poder da superação, as coisas acontecem. Estou me preparando para aguçar o público no sentido de fazê-lo despertar, desenvolver, exercitar e aprimorar suas habilidades e competências baseado em parâmetros verdadeiros e na sua própria essência. Entendo que faz parte da trajetória de todo profissional de vendas vez ou outra perceber uma sensação de impotência diante do volume de problemas que se apresentam diariamente, das metas que precisam ser cumpridas, receio das coisas não darem certo, de não conseguir realizar um sonho etc. E é exatamente nesse contexto que abordarei questões importantíssimas. A principal delas é que esses pensamentos surgem para que possamos desbravar novos caminhos, quando há a oportunidade para enxergar novas oportunidades. O reconhecimento de aptidões e habilidades permite a criação de uma trajetória pessoal e profissional diferenciada e bem-sucedida. Vamos refletir juntos sobre nossas próprias competências e aprender como ativá-las para garantir resultados sustentáveis em todos os níveis de relacionamentos e vender muito, mas muito mais.

Seu Chico Treinamento Corporativo

Como manter o alto astral em um mercado tão competitivo e em meio à crise?

Seu Chico – Nesse momento é o período de planejar e mudar as estratégias, mesmo em crise é possível enxergar oportunidades. Por isso, o alto astral e o bom humor fazem toda a diferença para encarar os desafios. Como sabemos, o mercado não está fácil, mas sempre existem possibilidades. Temos que pensar em mudar as estratégias, criar novos diferenciais, surgir com outras necessidades. E para isso otimismo e a criatividade são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Quais as competências essenciais de um vendedor de sucesso?

Seu Chico – Um vendedor de sucesso não é apenas aquele que vende mais, e sim aquele que tem qualidade e fidelidade, não somente na hora de uma negociação, mas principalmente depois da negociação. Hoje, o termo vendedor não é mais aplicado para o mercado, e sim consultor de vendas, onde o processo não é apenas vender e sim de ouvir, para depois orientar, informar e instruir o cliente sobre suas necessidades. O profissional de vendas deve estar atualizado ao cenário econômico, investindo em capacitação. É necessário também planejamento estratégico, conhecer seus clientes, estudar as ferramentas de negociação e, principalmente, acreditar no produto ou serviço que está oferecendo. Acima de tudo, deve gostar do que faz e ter autoconhecimento para identificar seus diferenciais, qualidades e competências.

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Quais os piores deslizes que empresas costumam cometer no relacionamento com funcionários e clientes?

Seu Chico – Muitas empresas acabam perdendo clientes por detalhes simples, mas que fazem toda a diferença. Desde um pequeno ou grande negócio, o atendimento de excelência é fundamental. Não adianta a empresa investir em propaganda e marketing e acabar esquecendo de capacitar seus funcionários para que saibam atender com carisma, atenção, dinamismo e muito profissionalismo. Outro detalhe importante é ser transparente com os seus clientes internos (colaboradores) e seus clientes externos. Jamais prometer e não cumprir. A confiança é um caminho longo a ser alcançado, pois requer muito trabalho, relacionamento e empatia. O profissional que deseja alcançar o sucesso em sua carreira deve sempre estar aberto ao conhecimento e saber priorizar o relacionamento humano.

Como lidar com clientes difíceis?

Seu Chico – Não existem clientes difíceis. Existem relacionamentos/ negociações malfeitas. Uma negociação sempre dependerá do fator empatia. Saber ouvir, entender e dar respostas que estejam dentro daquilo que o cliente deseja. Toda negociação pode ser fácil ou difícil, tudo irá depender das ferramentas que o consultor utilizar.

Como é possível se diferenciar no cenário atual?

Seu Chico – Inovação é fundamental num período de turbulências. Mudar as estratégias pode ser algo muito produtivo, e, principalmente, acreditar no seu produto. Confiança e determinação são os primeiros passos a serem dados em qualquer cenário, mas para isso é necessário investir constantemente em conhecimento e qualificação.

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O tema da palestra é “A Incrível Arte de Vender”. Fale um pouco sobre o que o público pode esperar da apresentação.

Seu Chico – A palestra-show “A Incrível Arte de Vender” se desenvolve por meio de quadros inovadores e bem-humorados, inspirados em fatos reais, que retratam situações do cotidiano dos profissionais de vendas e ilustram as dificuldades enfrentadas pela falta de preparo, principalmente no que diz respeito ao relacionamento humano e conhecimento do produto. Música, arte e interpretações diversas são alguns dos diferenciais do espetáculo, que transportam o espectador para um ambiente descontraído e divertido, motivando assim os profissionais e as equipes para o sucesso em seus negócios.

Clóvis de Barros Filho

Uma grande parte dos profissionais fica amedrontada e até infeliz diante da possibilidade de mudanças. Como encarar esta necessidade sem ficar paralisado?

Clóvis de Barros Filho – Esta paralisia decorre da quebra de três importantes pilares na vida de uma pessoa: o profissional, os estudos e o familiar. Quando se desenvolve estas três áreas se está pronto para tudo. O problema é que em tempos de conforto e bonança as pessoas renegam os estudos e a família. O estudo é importante para se atualizar sobre o mundo, detectar as mudanças antes que elas aconteçam, ter soluções para os novos desafios. Já a boa relação familiar nos garante estabilidade emocional em tempos de crise. Para enriquecer esta discussão eu gostaria de sugerir a leitura do livro “Sociedade do Cansaço”, de um filósofo coreano-alemão Byung-Chul Han, publicado pela editora “Vozes”. Ele aponta os efeitos negativos da sociedade do cansaço.

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O senhor fala em um “mundo que é sempre diferente” e que “não aceitar que o mundo muda e? negar a possibilidade de ser feliz”. Mudanças demais não correm o risco de também gerarem desconfortos demais e se tornarem negativas, sem base?

Clóvis de Barro Filho – Não. Sua pergunta revela uma tentativa de controlar o mundo através da mudança, e não é isso que eu quero dizer. Não estou propondo que as pessoas neguem a si mesmos e mudem indefinidamente. As mudanças precisam estar em sintonia com todos, com o mundo que nos cerca. Para refinar esta discussão eu sugiro ler o capítulo “Mudança: um Convite à Realidade”, publicado no meu livro “O executivo e o Martelo: Reflexões sobre Ética”, publicado pela HSM.

Essa necessidade contínua de mudança se aplica somente à vida profissional ou vale também para a vida pessoal?

Clóvis de Barro Filho – Vale para tudo. Estamos em um fluxo contínuo na vida. Isso não quer dizer, por exemplo, que você deva se separar do seu cônjuge para mudar. Mas você precisa mudar sua relação com o seu parceiro e com os seus filhos, escutá-los mais, sentir quais são os novos perigos e as novas possibilidades que seus filhos têm no uso das novas tecnologias, por exemplo.

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Qual o tipo de conhecimento que pode gerar mudanças profundas, deixar as pessoas mais felizes e prepará-las para outras, outras e outras mudanças?

Clóvis de Barro Filho – Não existem regras para garantir se uma mudança será positiva ou negativa. O que sabemos é que toda tentativa de mudança deve adequar aos interesses de todas as partes envolvidos, sem restrição.

De quais mudanças o Brasil como um todo está precisando urgentemente?

Clóvis de Barro Filho – Precisa de muitas mudanças na cultura. Precisamos acabar com o preconceito social e racial, acabar com o discurso do ódio, com a Lei de Gerson, onde só “eu e meus amigos” merecemos ganhar tudo. Precisamos acabar com uma cultura nociva de favorecimento e desigualdade em nome do bem-comum, do republicanismo. O discurso do ódio contra negros, nordestinos, homossexuais e políticos revela que nossa cultura ainda está presa no século 19. Não podemos progredir quando uma classe privilegiada, que controla a economia, não aceita lavar sua própria privada e reclama da falta de mão-de-obra barata e serviçal para limpar suas sujeiras. Não adianta pensarmos em mudanças políticas, econômicas e jurídicas se não somos capazes de mudar nossa forma de ver o mundo.