Quem saiu para caminhar, correr ou pedalar encontrou uma opção diferente de lazer na manhã deste domingo no Centro de Blumenau. Das 9h às 12h, bem em frente ao Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro, várias atrações educativas e recreativas conscientizaram o público sobre o uso da bicicleta. Promoção do Grupo RBS, o evento Uma Manhã pela Bike ofereceu pista infantil para bikes, espaço para crianças e tendas de manutenção e customização de bicicletas, entre outras opções de diversão sobre duas rodas.
Continua depois da publicidade
Entidades como Bike Anjo, Associação Blumenauense Pró-Ciclovias, Projeto Novo Olhar, Sustenbike e Seterb estiveram no local para dar dicas, ensinar e auxiliar a comunidade. Uma das atividades mais procuradas pelas crianças foi a pista de trânsito, que simulou um trajeto com direito a faixa de segurança e semáforo. Segundo o guarda de trânsito Gilmar Batista Lima, a proposta foi ensinar regras como sinalização, limite de velocidade e, acima de tudo, o respeito ao motorista.
As bikes especiais e projetadas para duas pessoas do Projeto Novo Olhar foram as atrações que fizeram mais sucesso entre os visitantes. Promovida aos domingos pela Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille, a ação propõe um passeio orientado e que permite aos cegos transitar com segurança pela cidade. No evento deste domingo, voluntários do Centro Braille levaram as bicicletas para a Rua XV de Novembro e propuseram às pessoas uma experiência diferente: vendar os olhos e deixar que o outro ocupante da bike conduzisse o caminho.
– É uma ótima iniciativa para que a gente consiga pensar no deficiente e nas oportunidades que são oferecidas a ele – diz Giovani Fehrmann, 42 anos, que guiou a bicicleta enquanto o filho Christopher, de 15, se deixou guiar com a venda nos olhos.
Para Eliane Luchini, presidente do Centro Braille, a ideia é justamente se colocar no lugar da outra pessoa:
Continua depois da publicidade
– Queremos que a comunidade sinta na pele o dia a dia da pessoa cega, e entenda que ela pode participar de tudo. Não existem obstáculos – explica.