Valendo mil pontos para dois importantes circuitos do surf nacional, o Paulista FreeSurf Protrials começa nesta sexta, dia 19, na Praia do Tombo, em Guarujá, com a participação de 176 surfistas de 13 estados. A disputa, que segue até domingo, vale pela segunda etapa do Campeonato Paulista, um dos mais tradicionais títulos da modalidade, e também pela sétima fase do Abrasp Super Trials, que indica 28 competidores para completar a elite nacional do SuperSurf.
Continua depois da publicidade
Uma das atrações é a disputa particular entre os ubatubenses Renato Galvão e Tadeu Pereira pela liderança do Super Trials. A diferença entre os dois é de 260 pontos – 3840 a 3580, com vantagem para Renato. Logo atrás, aparecem o catarinense de Florianópolis, Raphael Becker, com 3360; o vicentino radicado em Floripa, Cristiano Guimarães, com 3300; o baiano de Ilhéus, Flávio Costa, com 3000; e outro talento de Ubatuba, Odirlei Coutinho, com 2960.
Já na disputa pelo título paulista, um dos mais animados é o guarujaense Eric Miyakawa, vice-campeão na etapa de abertura e que vai competir em casa. Os outros finalistas da primeira etapa do FreeSurf Protrials foram os catarinenses de Floripa, Guga Arruda (vencedor), Marco Polo (quarto colocado) e o pernambucano que também mora na capital catarinense, Bernardo Pigmeu (terceiro). Os quatro estão confirmados em Guarujá.