Imagine estar em um lugar onde o Super Mário Bros interage com a Família Addams enquanto Harry Potter troca ideias com personagens de Minecraft. As cenas inusitadas se tornaram reais para o público que prestigiou o Blumenau Comic’s Experience (BCX), evento geek que ocorreu pela primeira vez na cidade e reuniu cerca de 4 mil pessoas em dois dias. Com roupas e acessórios produzidos, em alguns casos, por eles mesmos, os participantes do BCX aproveitaram para esbanjar talento e criatividade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Acompanhados da afilhada de 9 anos, Ricardo Sommer Barbosa e Eliane dos Santos, por exemplo, decidiram se aventurar em uma experiência inédita. Por influência da pequena Taysla, eles viraram, por um dia, uma das famílias mais famosas do mundo e surpreenderam pela semelhança com os personagens.
— A gente estava discutindo que queríamos uma coisa mais sombria, vilã, e ela [a menina] sugeriu a Wandinha. Aí decidimos incorporar a família — conta Ricardo.

Já os amigos de 21 anos, Kailane Silva e Tiago Otiquir, conseguiram trazer para a realidade um pouco do jogo que faz bastante sucesso entre as pessoas. A criatividade dos dois chamou a atenção principalmente dos mais jovens, que pediam para tirar fotos em um cenário voltado especialmente ao universo do Minecraft.
Continua depois da publicidade
O bloco quadrado na cabeça, que é característico do jogo, foi confeccionado por eles, segundo Kailane, que conta já ter participado desse tipo de evento quando ainda morava no Pará, há três meses. Enquanto isso, o jovem Tiago vivenciava a situação pela primeira vez.
— Eu que arrastei ele — diz a menina, aos risos.

Quem gosta do universo de Harry Potter também teve a oportunidade de encontrar o próprio bruxo com a cicatriz na testa durante o BCX. Gabriel Eduardo Strassberg, de 11 anos, se veste de diferentes personagens, mas a magia de Hogwarts é o que conquista, de fato, o coraçãozinho do menino.
Por isso, a escolha da roupa para o evento em Blumenau não foi difícil para o garoto.
— O Gabriel é uma criança livre. A gente deixa ele fazer o que ele gosta. Ontem até a moça do evento se emocionou na hora porque ver a inclusão das pessoas no palco é demais, está abrindo portas para outras pessoas também — comenta a mãe, Alessandra Cavalheiro.

Além de blumenauenses, teve gente que veio até de outra cidade para prestigiar o BCX. E não foi para vir com uma fantasia qualquer. Aos 16 anos, Kalel Faucz, de Joiville, construiu a própria roupa, feita apenas com espuma. O processo de produção da fantasia durou cerca de cinco meses, segundo ele, e foi confeccionada logo que começou a usar cosplay, no início de 2022.
Continua depois da publicidade
Hoje, Kalel já se vê apaixonado pelo universo que conheceu recentemente.
— Eu vou na maioria que tem perto da cidade que eu moro, e até que tem bastante. Eu fico indo em todos que tiver — diz o garoto.
Vestido de Phatom Freddy, de Five Nights At Freddys, o jovem fez sucesso ao desfilar no palco do Carlos Gomes, tanto pela criatividade com a roupa quanto pelos movimentos robotizados, que também são característicos do personagem.

De Joinville, outro talento do cosplay apareceu no evento geek do fim de semana e ainda mostrou que a atividade pode ir muito além de um hobby. Conhecido como “Ash de Joinville”, o rapaz de 26 anos trabalha com a incorporação de personagens há pouco mais de uma década.
Ele conta que já participou de ao menos 100 eventos desse universo e destaca que, atualmente, faz até roupas por encomenda para quem estiver interessado.
Continua depois da publicidade
— Aprendi a fazer a parte de corte de costura, por exemplo, porque quando eu comecei a fazer cosplay, passei a evoluir. Fui fazendo perucas, as roupas, acessórios, e assim vai indo… O que precisar, eu mesmo faço — conta.
Em Blumenau, Ash interpretou o personagem Jack, de Code Vein, jogo lançado há cerca de quatro anos e que também rendeu elogios dos visitantes pelos detalhes e acessórios.

Cerca de 4 mil pessoas prestigiaram o BCX
O Blumenau Comic’s Experience ocorreu pela primeira vez na cidade no último sábado (29) e domingo (30). De acordo com a organização do evento, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo Teatro Carlos Gomes, onde participaram de palestras, concurso de cosplay e até de um momento com um dos dubladores mais famoso do Brasil — Guilherme Briggs.
*Sob supervisão do Jean Laurindo
Leia também:
O encanto das crianças que levou pais a um universo desconhecido em Blumenau
As lições de vida e de vitória do agricultor por trás do aipim especial de Itajaí