Apesar de boa parte da tribo Paiter-Suruí ter nascido sem contato com a tecnologia, hoje o grupo pode ser considerado especialista em publicidade na internet. Enquanto alguns índios atualizam as redes sociais com a história e a cultura do povo, outros fotografam ou filmam ilegalidades de madeireiros na região de Rondônia e Mato Grosso. As imagens vão rapidamente para a web.

Continua depois da publicidade

À frente da tribo, o cacique Almir Suruí vai contar um pouco dessa história para o público do OlhóCON, evento de marketing digital que ocorre na próxima sexta-feira e sábado em Florianópolis. Em parceria com o Google, o chefe conseguiu mobilizar a opinião pública sobre os problemas enfrentados pela tribo através de um mapa cultural online que reúne histórias e lendas dos Suruí.

– Fomos buscar a parceria com o Google por entender que a tecnologia é importante para a construção do diálogo – diz o cacique, que já foi premiado pela Sociedade Internacional de Direitos Humanos e recebeu o prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) de herói da floresta, em reconhecimento ao seu trabalho na web.

Almir Suruí faz parte de um grupo de outros 15 palestrantes que se reunirão no Majestic Palace Hotel para discutir temas que envolvem o potencial da publicidade na internet. Esta é a sexta edição do evento, considerado o maior encontro de marketing digital do sul do país. As palestras abordarão o comportamento do usuário de internet, marketing político, o papel dos vídeos na rede, aplicativos para celulares e tablets, e-commerce e investimento em startups.

Continua depois da publicidade

– O objetivo do encontro é que a pessoa que se inscreva saia de lá com um treinamento intensivo e a cabeça cheia de ideias para catalisar os negócios – explica Rodrigo Gonçalves, sócio da Jimmy, agência de marketing digital de Florianópolis e realizadora do OlhóCON.

Evento possibilita a troca de experiência

Além das palestras, estão previstos coffee breaks para incentivar a troca de experiências entre os conferencistas. Para Tiago Magnus, sócio da StartDoing, empresa de criação de projetos digitais, este networking é o mais importante do encontro.

– Se eu não tivesse conhecido as pessoas que conheci no evento, não estaria aqui – conta.

Continua depois da publicidade

Magnus participou das primeiras edições do OlhóCON e agora retorna para contar a experiência. Após trabalhar um período em São Paulo, ele voltou à Capital para oferecer às empresas estratégias de comunicação digital ainda pouco utilizadas na região. O marketing na web, de acordo com Gonçalves, é um mercado relativamente novo e com necessidade de mão de obra.

– É um mercado em crescimento e aberto para quem quer se especializar na área. As empresas estão investindo e colhendo resultados com isso – ressalta.

Serviço

O quê: OlhóCON, encontro sobre marketing digital que reúne especialistas em tecnologia e publicidade na internet. O evento vai abordar assuntos como aplicativos para celulares e tablets, e-commerce e investimento em startups.

Continua depois da publicidade

Quando: sexta-feira e sábado, das 9h às 20h. Onde: Majestic Palace Hotel.

Inscrições: podem ser feitas até sexta-feira pelo site olhocon.com.br ou diretamente no encontro.

Valor: R$ 450 (individual); R$ 410 (estudante) e R$ 410 (por pessoa para empresas).

>> Programação

Sexta-feira – 02/05

10h – “Estratégias de marketing digital que realmente funcionam” com Ramon Tessmann (Blueberry Marketing)

11h – “Desafios do marketing digital no interior” – Hector Felipe Cabral (consultor em marketing digital)

13h30 – “Como fazer marketing com vídeos na internet?” – Kadu Potinatti (Video Click) 14h – “Como a internet e o Google revolucionaram a trio Suruí na Amazônia” – Almir Narayamoga Suruí

Continua depois da publicidade

14h30 – “Checklist SEO” – Rafael Rez Oliveira e Rodrigo Nascimento (criadores do Checklist SEO)

16h – Tiago Magnus (StartDoing startup)

17h – “Painel: Comportamento do usuário” – Cris Catupiry (agitador web e profissional de PR 2.), Francine Grando (Live Mídia), Rodrigo Gonçalves (Jimmy) e Tiago Magnus

18h – “Nas asas do seu anjo!” – a atividade dos investidores anjo Tulio Severo (Infinitepar Consulting Partners)

Continua depois da publicidade

19h – “Marketing Digital para empreendedores” – Camila Porto

Sábado – 03/05

9h30 – “Conteúdo digital: da inteligência ao resultado” – Beto Tercette e Chico Montenegro (Social Tag)

10h30 – “Marketing político na internet: faça certo em 2014” – Marcelo Vitorino

11h30 – “Gerando credibilidade com vídeos na internet” – Michael Oliveira (Presença Online)

Continua depois da publicidade

14h – “Marketing digital para startups” – Israel Degásperi (Midiasblog)

15h – “A nova corrida do outro: como aplicativos para celulares e tablets podem potencializar os resultados do seu negócio” – Gustavo Jota (CRE8)

15h30 – “Como usar o Snapchat, Instagram e Waze para o marketing digital” – Marcel Macedo (Typeahead)

16h – “Panorama do e-commerce na região Sul e Brasil” – Alexandre Crivellaro (Diretor executivo – IBOPE)

Continua depois da publicidade

18h30 – “Marketing de atendimento: a nova forma de atrair e reter clientes” – Mauricio Vargas (ReclameAQUI)