Nem só nas conversas on-line e nas telas de alta resolução se manifesta a tecnologia. Iniciativas pelo mundo comprovam que ela tem se tornado uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Para debater ideias que utilizam essas ferramentas para a transformação social acontece o Social Good Brasil, em Florianópolis. O evento, durante os dias 6, 7 e 8 de novembro, contará com especialistas, empresas e organizações com projetos na área.

Continua depois da publicidade

A idealizadora do Social Good Brasil e presidente voluntária do Instituto Voluntários em Ação (IVA), Fernanda Bornhausen Sá, explica que o encontro da semana que vem faz parte de um movimento mundial, que começou no final da década de 1980, nos Estados Unidos. No Brasil, a proposta de utilização das mídias sociais como plataforma de mudança na sociedade despontou nos últimos anos, segundo ela. Fernanda acredita que o seminário vai contribuir para a expansão dessa corrente.

– O objetivo é inspirar, informar e convidar as pessoas para a ação, para que usem as novas tecnologias e a inovação como transformação social – destaca a organizadora.

A presidente do conselho do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), Lucia Dellagnelo, que também faz parte da organização do seminário, complementa:

Continua depois da publicidade

– O que é inédito neste evento é reunir todas as iniciativas isoladas, que utilizam a tecnologia para a transformação social, dando visibilidade para que outras pessoas consigam pensar e agir em prol da sociedade. Vamos compartilhar, unir os esforços com essa proposta.

Entre os palestrantes internacionais estão o empreendedor e consultor de empreendedorismo e inovação nas empresas Pixar, Cisco Systems e Qualcoom, Peter Sims; o especialista em branding – percepção do consumidor sobre um produto – e mídias sociais, Simon Mainwaring; e a especialista em tecnologia Beth Kanter. A presidente da Fundação Telefônica, Françoise Trapenard, e o blogueiro e diretor de comunicação da IBM Brasil, Mauro Segura, integram as participações brasileiras. Durante o encontro, serão apresentadas ainda histórias e casos de pessoas e instituições que encontraram nos recursos tecnológicos um meio de melhorar algumas situações.

A versão brasileira do Social Good – “bem social”, em tradução livre – é uma iniciativa do IVA e do ICom, com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, Instituto C&A e IBM Brasil.

Continua depois da publicidade

O evento de três dias é uma das ações do Programa Social Good Brasil que pretende, além de disseminar o uso de tecnologias na mudança social, apoiar experiências inovadoras e capacitar para outros projetos na área. O programa envolve ainda um portal na internet com informações sobre a proposta e um Festival de Ideias, que premia projetos de inovação, empreendedorismo e conta com uma categoria voltada em pensamento inovador para o bem social. No ano que vem, devem ser promovidos novos eventos e ações na área.

O evento

Dias 6, 7 e 8 de novembro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.socialgoodbrasil.org.br até a segunda-feira, dia 5. Todo o evento também será transmitido ao vivo pela página na internet

O seminário terá palestras e apresentará projetos do Festival de Ideias. No último dia, serão divulgados os trabalhos do Festival que receberão estímulo em dinheiro

Continua depois da publicidade