Duas escolas de natação em Blumenau participaram nesta quinta-feira da “Maior aula de natação do mundo”, um evento que aconteceu simultaneamente em mais de 900 escolas pelo mundo, com 40 cidades participantes no Brasil. Realizada deste 2010, a aula é uma ação de conscientização sobre o perigo do afogamento de crianças e a importância das aulas de natação e o contato com a água.
Continua depois da publicidade
Maria Eduarda Lapolli foi uma das mães que, mesmo com a chuva e o frio em Blumenau, levaram os filhos para a aula de natação às 10h desta quinta. Praticante da natação antes da gravidez, hoje ela entra na piscina ao lado do pequeno Henrique, de um ano e um mês:
– Inscrevi ele nas aulas de natação com cinco meses de idade já. Acho muito importante porque é uma atividade que posso fazer ao lado dele, com esse vínculo de mãe e filho, e como gostamos muito de ir a praia e temos piscina em casa, é uma questão de segurança. Ele cria um contato com a água e corre menos risco. Hoje se colocamos ele na banheira, ele já faz o movimento certo de soltar ar e não engolir água.
Para Simone de Carvalho Barreto, proprietária da academia Planeta Corpo, que participa do evento desde 2012, o índice de afogamento entre crianças é preocupante:
– Pesquisas comprovam que o afogamento é a segunda maior causa de mortes entre crianças de dois à nove anos e 88% do risco desses acidentes poderia ser reduzido com aulas de natação nos primeiros quatro anos de vida.
Continua depois da publicidade
De acordo com Simone, 85 pessoas participaram do evento em Blumenau nesta quinta-feira.