O crescimento do mercado de tecnologia em Santa Catarina e a abertura de novos caminhos econômicos com o fortalecimento do ecossistema de inovação é o tema do Painel Nosso Vale do Silício, marcado para a noite desta segunda feira, em Joinville. O evento gratuito, que acontece a partir das 19h30 no Auditório da UniSociesc, evidencia a capacidade de Joinville em ser propulsora dos polos tecnológicos catarinenses e o potencial de Santa Catarina para se tornar referência do setor no Brasil.

Continua depois da publicidade

Com mediação do apresentador Rafael Custódio, do Jornal do Almoço da NSC TV, especialistas vão debater questões como a participação e a conexão do poder público, da iniciativa privada, comunidade e da academia em torno da nova matriz econômica que surge no Estado – capitaneada pelo mercado catarinense de tecnologia – e o que falta para consolidarmos aqui um modelo inspirado no Vale do Silício, case mundial no segmento.

O painel terá inicio com a fala da diretora da Ânima Digital e líder do projeto Graduação 4.0 na UniSociesc, Patrícia Fumagalli, que dará um panorama sobre os desafios de se encontrar mão de obra qualificada diante do momento de crescimento da indústria da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Essa é uma das principais barreiras hoje para o setor, que emprega 47 mil pessoas em Santa Catarina, movimenta R$ 15,5 bilhões e representa 5,6% da economia no Estado.

Na sequência, discutem o atual momento do mercado de TIC estadual os convidados José Rizzo, CEO da Pollux e presidente da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII); Danilo Conti, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável de Joinville; Emerson Edel, diretor de Operações da Perville (responsável pela construção do Ágora Tech Park); e Jefferson Oliveira, diretor-regional do Senai, representando a Fiesc.

O encontro, que tem previsão de duração de uma hora e quinze minutos, reforça e fecha as ações do projeto Nosso Vale do Silício, promovido pelos veículos da NSC Comunicação (NSC TV, Jornais A Notícia, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina, Rádio Globo e NSC Total), que tem parceria de mercado com Metronorte, Pollux e UniSociesc.

Continua depois da publicidade

Em uma série de reportagens publicadas na semana passada na NSC TV e no fim de semana no caderno “Nós”, a rede buscou evidenciar como a transformação digital está sendo um divisor de águas para o desenvolvimento e o futuro de Santa Catarina, em especial nas relações de trabalho e na qualidade de vida dos cidadãos. O conteúdo também virou debate na Rádio Globo e vai ganhar página especial no NSC Total. De acordo com Rafael Custódio, coordenador da NSC TV, o engajamento em torno do tema demonstra a importância de o assunto estar presente no dia a dia dos catarinenses.

— Muito em breve nós vamos nos deparar com essa transformação a partir das novas tecnologias, algumas pessoas já estão vivendo mais proximamente, mas em breve todos vão ter de encará-la. Então, o que a gente está trazendo é uma antecipação dessa discussão, para que ela chegue de uma forma que possa trazer benefícios para a sociedade como um todo, no mercado de trabalho, nas cidades, e na qualidade de vida das pessoas — justifica.

Serviço

O quê: Painel Nosso Vale do Silício

Quando: 12 de novembro (segunda-feira), 19h30 às 20h45

Onde: Auditório UniSociesc (Rua Gothard Kaesemodel, 833 – Anita Garibaldi – Joinville)

Quanto: Gratuito

Promoção: NSC Comunicação

Oferecimento: Metronorte, Pollux e UniSociesc

Veja que são os convidados para o debate: