A expansão das fronteiras dos setores pesqueiro e aquícola serão discutidas durante a ExpoMar, evento que acontece entre os dias  9, 10 e 11 de julho, em Itajaí (SC). O objetivo do evento é propor discussões e caminhos para a sustentabilidade da economia do mar. Entre os assuntos abordados, estão os impactos das mudanças climáticas na pesca e aquicultura, novas exigências dos consumidores, linhas de crédito, desafios do mercado de pescado, além de segurança alimentar. 

Continua depois da publicidade

Ao todo, serão mais de 20 palestras, painéis e workshops ao longo dos três dias de ExpoMar. Estarão presentes mais de 60 especialistas e pesquisadores renomados do Brasil, Canadá, Chile e Oriente Médio. Entre os participantes, está o presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Pesca da Federação das Indústrias de SC (FIESC), André Mattos, que apresentará o estudo “A Pesca em Números em Santa Catarina”. 

Em Santa Catarina, a indústria pesqueira conta com mais de 550 empreendimentos, o que corresponde a 15,3% das empresas do ramo. O estado também lidera o ranking de empregos, com 23,68% do total nacional de empregados no setor da pesca, considerando a atividade de preservação e fabricação de produtos de pescado como a pesca como atividade extrativa e de cultivo.

Evento terá Corredor do Sabor

Os pescados de Santa Catarina terão um espaço especial durante o ExpoMar. No Corredor do Sabor, localizado na Feira de Negócios do Evento, estarão disponíveis iguarias e produtos regionais.  Ao todo, sete empresas convidadas estarão presentes, para expor o que produzem e fomentar a cultura alimentar brasileira. 

Participam as empresas Bottarga Gold, Do campo ao Copo, Grupo Freguesia, Keylex Alimentos, Senac/ SC, Truteria e Vô Augusto. No espaço, haverá a degustação e comercialização de produtos, promovendo a conexão entre indústria, varejo, food service e consumidor final.

Continua depois da publicidade

(Foto: Divulgação)

Incentivo ao consumo de pescados

Para valorizar o consumo de pescados, a Univali, em parceria com a  ExpoMar 2024, promoverá a Cozinha Show, um evento que demonstrará a diversidade de frutos do mar na costa catarinense. Ao todo, haverão aulas de gastronomia, comandadas por professores, alunos e chefs convidados. Serão feitos pratos que contam com uma variedade de receitas, inclusive uma paella gigante. 

Sobre a ExpoMar

A ExpoMAR é promovida pelo International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil) com a parceria do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Universidade do Vale do Itajaí  (Univali), Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep) e Prefeitura de Itajaí-SC.

Ainda, tem o patrocínio do Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.

O evento acontece no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, e para participar, basta fazer a inscrição no site.

Continua depois da publicidade