A geração de jovens consumidores brasileiros de hoje cresceu na estabilidade da economia e não está acostumada a mazelas do passado, como a inflação estratosférica, que agora volta a ameaçar o País.

Continua depois da publicidade

– Essa geração precisa ser contextualizada, há novos aspectos relacionados ao consumo que estão latentes e precisam ser estudados – enfatiza o coordenador do curso de publicidade e propaganda da Univille, Silvio Simon, que estabeleceu o assunto como tema do congresso universitário do curso, o Cupp 2016 – Consumo e identidade: a metamorfose da comunicação. O congresso começou no dia 3 e vai até o dia 7, no auditório do campus de Joinville.

Entre os palestrantes, destaque para Michel Alcoforato, antropólogo sócio-fundador da Consumoteca; Laura Chiavone, ex-vice-presidente de planejamento da DM9DDB; o professor Raul Trujillo, da Univerisdade de Palermo, Buenos Aires; o humorista Bruno Motta; e as sócias Maria Guimarães e Thais Fabris, da consultoria 65/10, especializada em comunicação com mulheres. A dupla atende a grandes grupos empresariais como Itaú, Nestlé e o Grupo ABC, da qual fazem parte agências como África e DM9. Saiba mais no www.facebook.com/cuppuniville.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira – 4/10 – abertura (auditório da reitoria)

Continua depois da publicidade

  • 19h – Recepção aos participantes.
  • 19h20 – Abertura dos trabalhos.
  • 19h45 – Conferência de abertura.
  • 22h15 – Encerramento.
  • Participantes: Gabriel Araújo, Laura Chiavone, Michel Alcoforado e Raul Trujillo Henao.

  • Quarta-feira – 5/10 – minicursos – atividade realizada em espaços de coworking e incubadoras tecnológicas, como Carbon (que funciona junto a A2C) e Inovaparq – Parque de Inovação e Tecnologia de Joinville e Região (que funciona na Univille).

  • 1) Design Thinking (prof. Roy, profª Marina). Local: Inovaparq – sala especial.
  • 2) Planejamento de mídia digital – Ana Maria Candido (Agência Mirum – Curitiba). Local: Univille – bloco E, sala 317.
  • 3) Geração de startup João Menezes (A2C). Local: A2C/Carbon.
  • 4) Publicidade para gêneros – Maria Guimarães e Thais Fabris – Univille. Local: bloco E, sala 215; a publicitária Layana Leonardo, copywriter da agência Mutato falará via Skype.
  • 5) Freela – você é o seu chefe. Local: Frank Ramos A2C Carbon.
  • 6) Fotografia publicitária – Chico Maurente. Local: Univille – laboratório de multimeios.
  • 7) Mídia on e off-line – Thamara Bezerra e Rogério Goulart. Local: RBS TV Joinville.
  • 8) Gestão de branding – Evandro da Rosa (For.b). Local: Univille – bloco E, sala 316 A.

  • Quinta-feira – 6/10 – Cupp Talks (auditório da Univille – prédio da reitoria)
  • 19h – Recepção aos participantes.
  • 19h20 – Painel com a presença do mercado (clientes), falando sobre o tema do evento “Consumo e identidade: a metamorfose da comunicação”.
  • 22h15 – Encerramento.
  • Mediação: Samanta Tassotti – Sócia-diretora da Exit Comunicação.
  • Gerente de marketing da Laticínios Tirol – Lilian Pagliochi (o pensamento da indústria).
  • Gerente de marketing da Tecnisa, Gustavo Reis, irá abordar a questão do consumo compartilhado.
  • Gustavo Cavinato – publicitário na WMcCann – São Paulo (a visão de uma grande agência).

Continua depois da publicidade

  • Sexta-feira – 7/10 (auditório da Univille – prédio da reitoria)
  • 19h – Recepção aos participantes.
  • 19h20 – Sessão Criatividade.
  • 22h – Encerramento – com deslocamento ao Restaurante Casa do Capitão.
  • 23h – Início do 5º Vira Noite da Criatividade.
  • Francine Grando – sócia da Exclusiv Agência Digital – Branding e empoderamento da mulher.
  • Bruno Motta – Criatividade.

  • Sábado – 8/10 (auditório da Univille – prédio da reitoria)

  • 7h – Apresentação trabalhos Vira Noite da Criatividade.
  • 9h – Encerramento, com divulgação dos vencedores.
  • Atividade circulante, nos dias 4, 6 e 7 de outubro, na abertura, nos primeiros 15 minutos do evento.
  • Danilo Radke – publicitário – irá realizar um stand up publicitário, de aproximadamente 15 minutos, antes do início das palestras.