A cada viagem que faz ao redor do Sol, Joinville se transforma por dois dias em um mundo alternativo: em vez de Cidade das Flores, torna-se a Hanamachi (Cidade Flor, em japonês), e a cultura oriental vira a principal influência de uma parte de seus habitantes. Este fim de semana chegou e, com ele, a expectativa de que pelo menos 3.500 pessoas passem em cada um dos dois dias pela estrutura da Faculdade Cenecista de Joinville, onde ocorre a quinta edição do Hanamachi, evento de cultura japonesa sediado na cidade.
Continua depois da publicidade
Nestes dois dias, o evento oferece uma programação ininterrupta das 10 às 20 horas, com palestras, apresentações de bandas, concursos e campeonatos. Além disso, haverão 37 espaços com atividades e workshops. A amplitude do Hanamachi tem motivo: ele nasceu devido à angústia de seu idealizador, Roger Bezerra Cândido, ao participar de outros eventos semelhantes.
– Eu montava caravanas para outras cidades e Estados, mas sempre sentia que faltava alguma coisa. Então pensei que minha cidade não tinha um encontro assim e eu poderia tentar montar – conta ele.
Confira mais notícias sobre lazer, shows, eventos e festas no Guia + AN
Com Joinville em um ponto estratégico – entre as cidades para onde os fãs de anime, mangá e outros temas relacionados à cultura japonesa costumavam viajar para participar de eventos, como Florianópolis e Curitiba – e muitos interessados na cidade, a demanda joinvilense parecia compensar o esforço, que fez com que Roger passasse os anos de 2010 e 2011 formando a equipe organizadora e produzindo o primeiro Hanamachi. A edição, que ocorreu em novembro de 2011, recebeu 1.870 participantes, número que foi se multiplicando ao longo dos últimos quatros anos.
Continua depois da publicidade
– O objetivo do Hanamachi é divertir e unir pessoas que gostam da mesma coisa. É um lugar onde elas podem se soltar, se vestir com roupas que, no dia a dia, não poderiam usar. É uma fuga da realidade com a entrada para um mundo que tanto gostam – analisa Roger.
Campeonato de games
Em parceria com o Hanamachi, Joinville sedia também um grande campeonato de games, o Pichau Arena. Com mais de oito horas de programação por dia, os torneios baseiam-se em duas arenas: a de Defense of the Ancients (Dota) e de League of Legends (Lol), que serão divididos em duas fases. A segunda fase será dividida entre winners e losers brackets, com oitavas de final (melhor de 3), quartas de final (melhor de 3), semifinais (melhor de 3) e final (melhor de 5).
Haverá premiações do primeiro ao terceiro lugar, com prêmios em dinheiro e patrocínio por um ano da loja de informática que promove o evento.
Agende-se:
O QUÊ: 5º Hanamachi e Pichau Arena
QUANDO: sábado e domingo, das 10 às 20 horas.
ONDE: Faculdade Cenecista de Joinville (avenida Getúlio Vargas, 1.266, Anita Garibaldi)
QUANTO: R$ 50 (ingresso para um dia) e R$ 80 (passaporte para os dois dias). Meia-entrada para estudantes e deficientes físicos. Menores de 7 anos e idosos acima de 65 anos tem entrada gratuita.
Continua depois da publicidade