A psicóloga do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente Norte, em Joinville, Vanessa Giovanella, afirma que o número de denúncias ligadas à violência sexual contra crianças e adolescentes aumentou neste ano e o perfil dos autores continua o mesmo, geralmente é o pai, avô, padrasto, alguém próximo da vítima.
Continua depois da publicidade
:: Leia mais sobre Joinville e região em AN.com.br
Giovanella participou, neste sábado, do projeto Quebrando o Silêncio, realizado todos os anos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, com uma série de atividades à população na Praça Nereu Ramos, Centro de Joinville.
A cada 24 horas, 12,2 mulheres são vítimas de algum tipo de violência em Joinville, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SC).
Continua depois da publicidade
A psicóloga diz que não é preciso se identificar e nem ter certeza dos fatos para fazer a denúncia. Segundo ela, o caso será encaminhado a profissionais especializados para verificar se, de fato, procede.
.
Também presente ao evento, a delegada Tania Harada, da Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, diz que a ameaça de violência é a situação mais frequente nas denúncias. Mas ela lamenta que 80% das mulheres que procuram ajuda desistem da acusação em seguida, só 20% dos casos chegam ao final.
– Se a mulher não se ajudar, todo o esforço será inútil – diz a delegada.
A delegacia conta com grupo de apoio para mulher agredida e para o próprio agressor. E Tânia afirma que tem dado certo. Durante o processo, o homem é chamado à delegacia e informado de que vai participar do grupo e não resiste à ideia.
Continua depois da publicidade
– Cerca de 70% dos que participam afirmam que o grupo ajuda porque ficam mais conscientes dos problemas – afirma a delegada.
Como denunciar de forma anônima:
Disque 100 – Disque Direitos Humanos, recebe denúncia de violência contra mulher,criança e adolescente
Disque 132 – serviço de ajuda aos dependentes químicos
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Disque 190 – para ação imediata em casos de violência
Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso
Endereço: R. Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 843 – Bucarein
Telefone: 3433-9737
Conselho Tutelar
Endereço: Rua Av. Dr. Paulo Medeiros, 401 – Centro
Telefones: 3433-3740 (Norte) / 3455-1837 (Sul)