Cerca de 200 pessoas curtiram a primeira edição do Urro!, evento que contou com as bandas Teleports e Kiergard para aproveitar o palco da Praça Marista e o calor da tarde deste domingo em uma atração cultural diferente dos padrões de Criciúma, no Sul do Estado.
Continua depois da publicidade
A iniciativa é do Coletivo Murro, encabeçado pelo estilista Felipe Kanarek Brunel, de 27 anos, que, com a ajuda de Marcos Keller e mais dois amigos, já organizou exposições de ilustração, além de eventos de cinema e música eletrônica.
Inspirados no sucesso de um evento anterior do coletivo, o The Living Room Sessions, produção que reuniu DJs de Criciúma, Brunel conta que o Murro decidiu promover uma versão com bandas. Ele explica também que um dos objetivos é aproveitar espaços “inabitados”.
– Decidimos copiar nossa própria ideia e fazer uma proposta com banda em um espaço público que já é preparado. Aqui já tem um auditório preparado, já tem palco, já tem arquibancada para a galera assistir, só que nunca foi utilizado dessa maneira – explica.
Ao divulgar o Urro!, os organizadores pediram que as pessoas levassem sua própria bebida e retirassem o lixo ao deixar o local. Além disso, eles revitalizaram e decoraram a praça para receber o público. O evento foi gratuito.
Continua depois da publicidade
– Temos essa preocupação de fazer um evento que seja acessível a todos, que seja de graça. Tem toda uma negociação com as bandas, com a Fundação Cultural, todos os órgãos pra liberar. O objetivo maior com certeza é levar cultura a população, mas também habitar espaços inabitados ou que não são utilizados da maneira que a gente propõe – conclui ele.
As bandas
Um dos critérios dos organizadores do Urro! para a escolha das bandas foi a produção autoral. Mesmo tocando estilos diferentes, ainda que em vertentes do rock, as duas bandas que se apresentaram no evento provam a qualidade e a variedade da produção criciumense.
A Teleports, que já gravou um EP com seis músicas próprias, animou o início do evento com seu eletro rock. Em seguida a Kiergard entrou com seu rock alternativo, um som um pouco mais pesado, mas com a leveza do vocal feminino.
As apresentações ao ar livre foram das 16 às 19h, na tarde ensolarada e de clima agradável que ajudou o evento a dar certo e deve deixar o público que esteve lá leve, feliz e com gostinho de quero mais.
Continua depois da publicidade