Um dia, cem ações e muitas mudanças. Este é o objetivo do movimento 100em1Dia, que ocorre pela primeira vez em Blumenau dia 30. A ideia do evento é promover cem intervenções urbanas – como são chamadas as ações – durante um dia para mostrar novas maneiras dos cidadãos se relacionarem com a cidade e o espaço público. Todas as atividades promovidas serão voluntárias e de participação gratuita e ocorrerão em diversos espaços.
Continua depois da publicidade
A ideia é instigar os cidadãos a se sentirem parte da cidade e, desta forma, a refletirem sobre o futuro, afirma um dos organizadores do 100em1Dia Blumenau, Alan Boos:
– Queremos despertar essa cidadania ativa para que as pessoas possam ter esse sentimento de pertencer à cidade e da necessidade de transformar o local onde se vive.
Criada em Bogotá, Colômbia, em 2012, a ideia se espalhou e o evento já acontece em mais de 20 cidades pelo mundo. No Brasil a primeira edição foi no ano passado no Rio de Janeiro. Os organizadores daqui, que fazem parte do Rotaract Club de Blumenau, participaram do 100em1Dia carioca para conhecer e estudar a possibilidade de trazê-lo a Blumenau.
Continua depois da publicidade
– Entramos bem na ideia do movimento mesmo e pensamos que se uma ação já pode fazer muito pela cidade, imagina cem! E desde que começamos a divulgação tivemos um retorno muito bom da população, porque é de fato uma oportunidade para as pessoas se empoderarem e terem oportunidade de mostrar suas ideias, desejos e refletirem sobre qual é a cidade que elas querem para o futuro.
Resposta da sociedade
Boos explica que qualquer pessoa pode inscrever uma intervenção para ser feita no dia 30 e a participação é totalmente gratuita e voluntária. Valem ações culturais, sociais e atividades que promovam alguma interação na paisagem urbana. Já foram inscritas propostas de debates, momentos musicais, produção de peças de crochê no parque e até mesmo a manutenção de algum espaço público, como jardins e praças.
Muitos movimentos urbanos organizados já inscreveram ações para participar do evento. Alguns são, inclusive, aliados oficiais do 100em1Dia Blumenau, como o Acupuntura Urbana, que promove ações pontuais em benefício da cidade. Um dos fundadores do grupo, Walter Carlos Weingaertner, conta que o apoio surgiu do alinhamento de ideias entre as propostas do grupo e do evento:
Continua depois da publicidade
– É mais uma alternativa dentre as inúmeras que estão aparecendo na cidade. Tem muitos grupos, nós nos encontramos a todo momento, é algo efervescente na cidade e é importante as pessoas estarem debatendo esses espaços urbanos. Isso faz todo sentido neste momento de engajamento, está no ar uma onda de enxergar que a cidade está se desumanizando e começar a pensar o contrário disso.
Nessa linha, o sociólogo e professor da Furb Marcos Mattedi explica que este tipo de organização social tem pontos positivos e negativos. Se por um lado é importante que as pessoas se unam para pensar e transformar o espaço onde vivem, essas ações também mostram que há uma deficiência no atendimento que o poder público presta às demandas.
– Isso mostra que a sociedade tem essa capacidade de organização e de mudança, mas também deixa mais evidente a incapacidade das políticas públicas de resolverem questões da sua própria esfera. Um aprendizado importante nesse sentido é a conscientização política, já que o cidadão começa a prestar atenção em quem de fato faz algo pela sociedade, e isso pode ter reflexo na hora do voto.
Continua depois da publicidade
Como participar do 100em1Dia Blumenau
A inscrição deve ser feita no site 100em1diablumenau.com.br até dia 20. A intervenção e o idealizador passam por uma análise rápida da organização para serem aprovados na sequência.
– Nós verificamos o perfil da pessoa para ver se ela não faz parte de nenhum grupo muito extremo ou violento, já que a nossa ideia não é ter algo em caráter de protesto e sim um evento que beneficie a cidade como um todo, inclusive em parceria com o poder público – explica o organizador Alan Boos.
Podem ser ações culturais, sociais ou que promovam alguma interação na paisagem urbana. Já foram inscritos debates, apresentações artísticas e manutenção de espaço público.
Continua depois da publicidade
MOVIMENTOS URBANOS
Blumenau já conta com uma série de movimentos urbanos organizados que debatem a cidade como um todo ou questões específicas de cidadania. Alguns deles são inclusive aliados do 100em1Dia Blumenau. Todos têm páginas no Facebook, que são a principal forma de contato. Confira:
– ABC – Associação Blumenauense pró-Ciclovias*
– Acupuntura Urbana em Blumenau*
– Bike Anjo*
– Uma boa dose*
– Liga Blumenauense de Gincaneiros*
*Aliados do 100em1Dia Blumenau