Os Estados Unidos ofereceram ajuda e enviaram suas condolências este domingo ao povo do Irã após o duplo terremoto que acabou no sábado com a vida de mais de 200 pessoas e feriu mais de 1,3 mil pessoas no noroeste do país.

Continua depois da publicidade

– O povo americano envia ao povo iraniano seus mais profundos pêsames pela perda de vidas no trágico terremoto no nordeste do Irã – afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em um comunicado.

Em nota, o porta-voz afirmou ainda que “Nossos pensamentos estão com as famílias dos que morreram e desejamos aos feridos uma pronta recuperação. Estamos dispostos a oferecer assistência nestes momentos difíceis”

O comunicado foi especialmente dirigido “ao povo iraniano” e não fez menção ao governo de Teerã.

Estados Unidos e Irã não mantêm relações diplomáticas e têm estado envolvidos em tensões políticas durante décadas, a mais recente em relação ao programa nuclear de Teerã.

Continua depois da publicidade

O primeiro dos terremotos ocorridos na região montanhosa de Varzeghan (noroeste) registrou uma forte magnitude de 6,4 e foi seguido por um segundo de 6,3 tão só 11 minutos depois no mesmo local, segundo dados do Instituto de Estudos Geológicos americano. O local onde ocorreram os sismos teria uma população de 128.500 pessoas.

O Irã está localizado sobre grandes falhas sísmicas e já foi atingido por vários sismos devastadores. O maior terremoto dos últimos anos ocorreu na cidade de Bam, no sul do país, em dezembro de 2003, e causou a morte de 31 mil pessoas – um quarto da população.