Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que, pela primeira, incluíram uma escola corânica, localizada no Paquistão, em sua lista de entidades suspeitas de realizar atividades terroristas.
Continua depois da publicidade
A escola religiosa Ganj Madrassa, localizada em Peshawar, teria servido como refúgio e centro de treinamento para combatentes do Talibã, que mais tarde foram designados para o Afeganistão, informou um comunicado do Departamento do Tesouro americano.
A escola arrecadava recursos no exterior para transferi-los a combatentes da Jihad Islâmica e da Al-Qaeda. A instituição de ensino também inscrevia alguns de seus alunos nas fileiras do Talibã. Tudo sob a alegação de desenvolver atividades educativas.
“As atividades da Ganj Madrassa demonstram como grupos terroristas, entre eles a Al-Qaeda e o Talibã, pervertem instituições aparentemente respeitáveis , como escolas religiosas, para desviar doações destinadas à educação”, acusa o comunicado.
A pena implica no congelamento de quaisquer bens desta escola nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O governo americano indicou, ainda, que essa decisão não significa que as madrassas (escolas corânicas) estão, a partir de agora, em sua mira. Esses centros “muitas vezes desempenham um papel essencial na alfabetização e canalização da ajuda humanitária em muitas regiões do mundo, principalmente no Paquistão”, explicou o Tesouro americano.
– Vamos desmantelar essas redes terroristas, especialmente aquelas que procuram esconder suas atividades criminosas atrás de organizações comunitárias vitais, como as madrassas – disse David Cohen, subsecretário do Tesouro americano responsável pela área de combate ao terrorismo, citado no comunicado.
O Tesouro também anunciou que adicionou à sua lista negra Omar Siddique Kathio Azmarai, um “alto funcionário da Al Qaeda” no Paquistão, que teria facilitado o financiamento da rede extremista e assumido atividades “logísticas”, servindo aos líderes da rede e suas famílias, como a de Osama bin Laden, de acordo com o governo dos Estados Unidos.