O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos emitiu um alerta de saúde de viagens para o Brasil devido à dengue. O comunicado de terça-feira (20) ainda alerta para medidas preventivas quanto à febre oropouche, que teve aumento de casos registrados nos últimos dias nos estados do Amazonas e Acre.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
“Ações a serem tomadas: Verifique o site do CDC para mais informações sobre saúde enquanto viaja para o Brasil; procure assistência médica se tiver algum sintoma que cause preocupação”, diz a nota enviada aos cidadãos norte-americanos.
Cidades do Norte de SC serão as primeiras do Estado a receber vacinas da dengue; veja lista
Dengue em SC
O governo de Santa Catarina deve decretar, ainda nesta semana, situação de emergência de saúde pública em todo o território catarinense diante do risco epidemiológico causado pela dengue. O Estado já registra 17.696 casos prováveis de dengue em 2024, até esta terça-feira (20), um aumento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado.
Continua depois da publicidade
Também foram confirmadas oito mortes pela doença — Joinville (5), Araquari (1), Itajaí (1) e Itapiranga (1). Outras duas mortes estão em investigação, em Araquari e Navegantes.
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a situação tem sobrecarregado o Sistema Único de Saúde (SUS) sob a direção municipal e estadual. O elevado número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti; o elevado número de casos prováveis de dengue notificados quando comparado ao mesmo período de 2023 e o alto número de mortes por dengue, também justificam o decreto.
Veja os sintomas da dengue e como evitar focos do mosquito
Leia mais
“Explosão” de casos de dengue nas primeiras semanas de 2024 acende alerta em SC
O ciclo de vida do Aedes aegypti, mosquito da dengue, chikungunya e zika
Crise climática e El Niño contribuem para “boom” da dengue em SC, dizem especialistas