Os Estados Unidos devolverão ao Iraque quase dez mil peças antigas, algumas das quais foram roubadas do Museu Nacional Iraquiano após a queda do regime de Saddam Hussein em 2003, informou nesta sexta-feira uma fonte oficial em Bagdá.
Continua depois da publicidade
O acordo, que acaba de ser concluído, prevê a restituição de diferentes objetos no prazo de um ano depois que a Universidade de Cornell, no estado de Nova York, realizou um registro e que estas informações foram transmitidas a um banco de dados, segundo Bahaa al-Mayahi, conselheiro do Ministério da Cultura.
– Restam alguns detalhes, (mas) o acordo pode ser assinado a qualquer momento, e então poderemos iniciar a transferência de milhares de objetos – declarou à AFP – Decidimos não abordar o tema de como estes objetos chegaram aos Estados Unidos – acrescentou.
Milhares de soldados americanos foram mobilizados no Iraque em 2003 e em 2011.
Os Estados Unidos já devolveram nos últimos anos mais de 1.500 peças antigas iraquianas, indicou.
Continua depois da publicidade
Estas incluem tesouros arqueológicos babilônicos, sumérios e acádios.
Segundo Mayahi, o Museu Nacional de Bagdá já recuperou cerca de quatro mil dos 15 mil objetos roubados. No total, as autoridades já encontraram cerca de 130 mil peças desaparecidas no país.
No entanto, a quantidade de peças que ainda devem ser recuperadas “permitiria abrir uma dezena de museus em todo o mundo”, estimou Mayahi.