Você deve estar se perguntando “quem é esse garoto?” ou até ironizando: “este aqui de quem vocês estão falando é o famoso quem?”, mas com certeza seu irmão mais novo, filho, sobrinho ou neto – esta geração que não vê mais televisão e sim assiste a vídeos na internet e programas on demand (dá um Google!) – conhecem Christian Figueiredo. O catarinense nascido em Blumenau e que desde os três anos vive em São Paulo é fenômeno de visualizações no YouTube e tem nada menos do que 3,5 milhões de inscritos no Eu Fico Loko, canal que criou em 2010.  

Continua depois da publicidade

Para os livros, Christian reserva histórias exclusivas, que não conta nos vídeos Foto: Léo Cardoso / Agencia RBS

Em Santa Catarina para lançar o segundo livro, Eu Fico Loko 2 – As Histórias que Tive Medo de Contar – sim, livro, impresso mesmo, com capa e tudo –, o vloger (nome que se dá a quem faz vídeos na internet) reúne em forma de diário vivências e experiências comuns à maioria dos adolescentes desta geração. Esse também é o tema dos vídeos que produz, cada um com uma média de 500 mil visualizações. E tem mais: o sucesso é tanto que, em 2016, o primeiro volume da série, Eu Fico Loko – As Desaventuras de um Adolescente nada Convencional, vai virar filme.

Paciente, o youtuber abraçou, beijou e enxugou as lágrimas de cada um dos fãs que esgotaram, ainda no início da semana, as 400 senhas que davam acesso ao ídolo, com direito a um autógrafo, na tarde desta quinta-feira no estacionamento do Continente Shopping, em São José. O barulho era ensurdecedor a cada aceno do garoto de 21 anos, que começou a estudar cinema, mas abandonou a faculdade para se dedicar a fazer – e vejam só, ganhar dinheiro com – vídeos no YouTube, que ele mesmo roteiriza, edita e publica.

Geiza Becker levou a filha Júlia, 10 anos, para tentar um autógrafo de Christian. A mãe não vê problema de a caçula gostar tanto de um jovem vlogueiro, se “a linguagem está de acordo com a faixa etária”, e ainda comemora o fato de as histórias não ficarem apenas nos vídeos da internet:

– Eu acho muito legal ele lançar livros e incentivar a leitura nos jovens.

Continua depois da publicidade

A fã Lara Dallo, acompanhada da mãe, Janaína, não conteve o choro ao entrar no camarim e encontrar o ídolo. Para ela, o sucesso dele se deve à sinceridade com que trata os temas relacionados aos adolescentes.

– Ele é uma pessoa incrível que teve de batalhar muito para conseguir o que quis, e a mensagem que nos passa é para nunca desistirmos do nosso sonho – comenta, emocionada.

Confira o papo com Christian: