Morando há mais de seis décadas na Rua Tangará, Irma Bukowitz, 76 anos, conta que a ação do Corpo de Bombeiros de Blumenau pegou todos de surpresa na pacata rua do bairro da Glória. Por volta das 18h30min de quinta-feira, os bombeiros fizeram buscas pelo vizinho João Benigno de Campos, 66 anos.

Continua depois da publicidade

:: Leia mais notícias de Blumenau em santa.com.br

O homem de poucas palavras vivia sozinho e não mantinha muito contato com a vizinhança. Dona Irma suspeita que Campos tenha caído no bambuzal que fica nos fundos da casa dele e não conseguiu pedir por ajuda. Foi ao chegar na residência que fica duas casas do local de desaparecimento do idoso que ela percebeu que o vizinho passava por apuros.

– Cheguei do mercado e vi os bombeiros fazendo buscas. Há algum tempo o João isolou a casa e cortou contato com os vizinhos, mas em uma hora dessas a gente fica preocupado. Quando resgataram, ele estava tremendo. Pegou aquela chuva toda durante à noite de quinta-feira. Eu rezei bastante por ele, espero que esteja bem. Foi sorte dele foi a cunhada ter vindo até aqui – reforça na manhã desta sexta-feira.

A movimentação surpreendeu a todos os moradores que acompanharam o trabalho dos bombeiros. Eles saíram na rua para ver de perto o resgate de João, que a família informou acredita ter ficado desaparecido por pelo menos 36 horas. Quando foi encontrado o idoso estava desacordado em uma mata próximo da casa onde mora.

Continua depois da publicidade

O resgate

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Blumenau, a parentes contaram que recentemente ele havia sofrido uma lesão na bacia e teria dificuldades para andar. Apesar da chuva durante a noite de quinta-feira, os bombeiros conseguiram localizar o idoso. A decisão de fazer buscas mesmo com informações insuficientes e condições adversas como noite e chuva foi determinante para a chance de sobrevida do paciente, informam os bombeiros.

Ele foi encontrado deitado, inconsciente e com sintomas de hipotermia, sem lesões aparentes. O homem foi envolvido em manta térmica e levado para o Hospital Santa Isabel para se recuperar. Segundo informações do hospital, o idoso passou por um procedimento cirúrgico na quinta-feira à noite e permanece internado nesta sexta-feira.