Por Sandro Paim
sandro.paim@diariocatarinense.com.br
Buscando deixar a reforma da ponte Hercílio Luz com mais transparência, depois de muita polêmica envolvendo os gastos da obra, o Governo de Santa Catarina lança o projeto Eu Na Ponte, que permite visitas guiadas ao cenário mais fotografado de Florianópolis. O primeiro grupo a fazer a visita reuniu a imprensa, guias turísticos e engenheiros no início da tarde desta sexta-feira. O passeio, que dura cerca de 40 minutos, é iniciado com uma reunião para passar as instruções de segurança seguido por uma pequena caminhada sobre as madeiras da ponte.
Continua depois da publicidade
#Partiu: baladas em Floripa neste fim de semana e o show de Gal Costa na próxima quarta
Durante a primeira visita, o clima era de otimismo com a reforma. Numa sala construída na cabeceira, onde são distribuídos os capacetes de segurança, engenheiros responsáveis indicam o que é e o que não é permitido durante a visita. Entre os alertas, estão os cuidados com celulares, a possibilidade de pregos no chão e a sugestão de caminhar em fila. O grupo só pode ir até o início da construção.
Continua depois da publicidade
Com estrutura de sustentação concluída, agora a reforma avança para a estrutura da ponte, que completou 90 anos em maio. Estão previstos para a restauração uma área de pedestres, espaço para veículos em mão única e uma ciclovia. Com previsão de conclusão no segundo semestre de 2018, o projeto também envolve obras para aproveitar o entorno da ponte.
No vermelho: pesquisa da Abrasel revela que um terço dos restaurantes opera no prejuízo

Interessados podem se cadastrar para visitação pelo site Eu Na Ponte. Mais de mil pessoas já foram cadastradas, por isso, novas vagas serão disponibilizadas em breve.
Novidade: Reggae in Camerata homenageia Bob Marley em dois concertos gratuitos em SC

