O youtuber Everson Zoio, que tem 9,8 milhões de inscritos no YouTube, foi um dos assuntos mais comentados das últimas 24 horas no Twitter. Milhares de usuários foram à rede de microblogs para falar sobre um vídeo em que o vlogger confessa ter feito sexo sem consentimento com sua ex-namorada. O termo #EversonZoioEstuprador ocupou uma das posições dos Trending Topics do Brasil na rede social.
Continua depois da publicidade
O clipe, gravado originalmente em 2017, voltou a viralizar nesta sexta-feira (27). Em vídeo, o jovem relata que estava deitado com a sua ex-namorada, que tinha recusado o sexo minutos antes, e que começou a retirar as peças de roupa dela mesmo sem consentimento. A história é contada com risadas ao lado de outros três amigos do youtuber, que debocham da situação.
Os usuários no Twitter acusaram Everson de estupro. Após a repercussão nas redes sociais, o vídeo foi apagado da conta original, mas outros internautas conseguiram salvar o conteúdo e replicar em outros locais.
“Ah, mas era namorada dele, ele podia transar com ela quando quisesse”
— stiles (@louisminiature) 27 de julho de 2018
NÃO IMPORTA, A MULHER ESTAVA DORMINDO E FOI UM ESTUPRO SIM, POIS A VÍTIMA NÃO ESTAVA “CONSCIENTE”.
EVERSON ZOIO COMETEU UM ESTUPRO E CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.
Seria uma boa hora pra ex namorada aparecer, denunciá-lo e mover uma ação contra esse ser. Uma coisa dessas confessa em vídeo e usada de piada, não pode ficar por isso mesmo!
— Felipe (@FelipeBernarde) 28 de julho de 2018Continua depois da publicidade
Cada dia que passa mais nojo desse youtubers que precisam fazer esses comentarios tentando provar uma masculinidade que não existe, rindo de uma pessoa que ao menos quis o que você fez, um porco nojento e estuprador é isso o você é.
— 100% Jikooka (@Rebeca93549780) 27 de julho de 2018
Repercussão
Em nota oficial enviada ao Estado de S.Paulo, o YouTube informou que “não comenta casos específicos”. Além disso, o site de vídeos não confirma se o vídeo foi apagado pelo próprio Everson ou após as denúncias dos usuários.
Em 11 de agosto, Everson era uma das atrações confirmadas do Anime Jungle, evento realizado pela Coca-Coca em Manaus (AM). Após a notícia negativa, a marca de refrigerantes cancelou a participação da webcelebridade dizendo que ” repudia veementemente qualquer ato de violência contra a mulher”.
Resposta oficial
Por volta das 15h30min deste sábado (28), Everson publicou um vídeo em seu canal dizendo que a história foi totalmente inventada. Segundo ele, o jovem foi questionado pelos outros participantes do vídeo se teria alguma história engraçada de sexo e, sem saber o que dizer, decidiu contar algo fictício.
Continua depois da publicidade
— Uma vez eu estava com a minha ex sim, só que ela virou pra um lado e outra para o outro na cama. A gente dormiu e pronto, não aconteceu nada. Eu lembrei desse fato. Afinal, homem é assim: sempre aumenta as coisas, quer acrescentar fatos. Quando se está conversando entre eles, inventamos alguma história e falamos algo que não aconteceu. Peguei muito pesado, muito pesado mesmo — diz.
Ele frisa que, se fosse real, sua ex-namorada poderia ter entrado com uma denúncia oficial — o que não aconteceu até o momento.
— Não aconteceu, eu inventei tudo. Se eu fiz algo contra a vontade dela, ela tem direito de denunciar. Mesmo sendo uma brincadeira, foi uma atitude imatura, uma piada sem graça, que nem deveria ter chamado de piada.