Uma semana depois de abertas as inscrições para o Eu Empresário, a terceira edição do programa é a que teve mais participantes na primeira semana de inscrições: 143 pessoas, 71,5% do total de participantes durante todo o período de inscrições da edição anterior, quando 200 empreendedores se cadastraram pelo site do projeto.
Continua depois da publicidade
A categoria dos microempreendedores individuais, novidade deste ano, é a que mais possui interessados em participar do programa organizado pelo Sebrae-SC. Até a meia-noite de quarta-feira, inscreveram-se 70 empresários individuais, 49% do total dos cadastros realizados no período.
As regiões de Santa Catarina com mais participantes inscritos foram o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o Norte. Segundo o gerente de Comunicação e Marketing do Sebrae-SC, Spyros Diamantaras, independentemente das regiões predominantes nesta primeira etapa, o projeto busca incentivar empreendedores de todo o Estado que, mesmo não concorrendo à oportunidade de consultoria gratuita, podem identificar nas empresas selecionadas as mesmas dificuldades e desenvolver novas soluções para os negócios.
– Se comparado há dez anos, os empresários têm mais percepção do planejamento de seus negócios e estão mais dispostos a correr atrás de suporte para gerenciar a empresa. Paralelo a isso, temos a facilidade de conseguir essa informação e o conhecimento que às vezes lhes falta – assegura.
Continua depois da publicidade
Desafios da terceira edição serão maiores
O gerente ressalta que o empresário que participar desta terceira edição do programa terá desafios além dos ressaltados durante sua inscrição, uma vez que o cenário econômico brasileiro está desfavorável aos negócios, com tendência de taxas de juros maiores e um poder de consumo menor por parte dos clientes.
– Para manter a qualidade sem aumentar os preços ou se endividar, é importante renegociar os contratos com os fornecedores para não perder a capacidade de reduzir os custos da empresa. Além disso, tentar diminuir a rotatividade de funcionários, caso exista. Porque uma nova equipe sem treinamento reduz o desempenho e a qualidade do serviço entregue ao cliente.
Criado em 2010 em parceria com o Grupo RBS, o programa Eu Empresário é uma plataforma de conteúdo construída especialmente para ajudar micro e pequenas empresas – e agora os microempreendedores individuais – a crescerem e superarem seus desafios. Os vencedores do projeto desta edição vão ser conhecidos no dia 9 de agosto e vão receber consultorias do Sebrae para identificar os problemas e apontar as soluções para que o estabelecimento desponte no mercado.
Continua depois da publicidade
Caso o empresário não tenha acesso à internet, a inscrição pode ser realizada em qualquer ponto de atendimento do Sebrae/SC.