As três empresas que participam do Eu Empresário deste ano completaram nesta semana a segunda rodada de consultoria com os profissionais do Sebrae-SC. Passada a etapa de diagnóstico do negócio, elas partem agora para a fase sobre as decisões a serem tomadas para o crescimento da empresa. Embora o perfil de cada empreendedor seja diferente, a recomendação dos consultores é a mesma: olhar para as oportunidades e tomar decisões com base na realidade que enfrentam todos os dias.

Continua depois da publicidade

Na Master Paper, de Florianópolis, apesar de ser gerenciada pelos participantes Karine e Vanderlei Constantini há dois anos, a história do casal com o estabelecimento existe há quase uma década. A atual proprietária foi funcionária da papelaria durante oito anos.

Responsável pelo planejamento de compras do local, Karine entendeu após a consultoria que, para a empresa continuar crescendo, deverá negociar descontos com os fornecedores e programar a aquisição dos produtos antes do Natal e da volta às aulas, as duas datas mais rentáveis para o negócio.

Identificar novos nichos de mercado na região

Continua depois da publicidade

Em Joinville, os donos da Delimite tiveram uma mudança antes mesmo da consultoria começar: de microempreendedores individuais, os empresários passaram à categoria de microempresa. O passo seguinte seria planejar a expansão do serviço para outros municípios, mas o consultor Daniel Alvez identificou oportunidades de investimento em nichos de mercado na região em que se encontram.

– Estamos tão focados no negócio que um profissional de fora enxerga ações que a gente não consegue – define o empresário da Delimite, Elias Godinho.

O caminho trilhado pelos empreendedores de Joinville ainda é explorado pelo microempreendedor individual Maicon Malheiros. Há um ano oferecendo o serviço de decoração de festas infantis e eventos, em Porto Belo, o empresário tinha dúvidas quanto ao preço que cobrava. Após as consultorias, a tarefa de casa é descobrir o faturamento e o lucro da empresa para, em seguida, calcular os preços praticados e onde investir.

Continua depois da publicidade

Principais pontos abordados durante a consultoria

Master Paper (Florianópolis)

Categoria: pequena empresa

Consultorias: 21 de agosto e 3 de setembro

Dificuldades

_ Como têm três empréstimos bancários, o casal tinha receio de investir na compra de mais produtos para a loja e não obter o retorno necessário, o que resultaria em novas dívidas.

_ Até novembro, os fornecedores vendem os produtos com desconto para a época de volta às aulas. Há dúvida sobre comprar mais material nesta época, para ter mais desconto.

Indicações

_ Nas condições levantadas, a empresa precisa aumentar seu faturamento para conseguir pagar os empréstimos bancários e ainda ter lucro.

Continua depois da publicidade

_ Para isto, é preciso adotar pelo menos uma das medidas: reduzir

_ Cálculo financeiro mostrou que é possível comprar mais produtos antes de novembro, pois o desconto dado pelos fornecedores aumenta a margem de lucro, com a garantia (dos empresários) de que tais produtos serão comercializados.

_ Uma medida positiva é contratar um empréstimo a juros menores (1%) e prazo de pagamento mais longo (48 meses), que facilita a circulação de dinheiro nos anos iniciais da empresa. Além disso, a iniciativa pode reduzir a dívida de um dos empréstimos que possuem, com juros a 2,3%, inviável para uma empresa iniciante.

Kid Balão Festas Infantis (Porto Belo)

Categoria: microempreendedor individual

Consultorias: 16 e 23 de agosto

Dificuldades

_ Não sabem se cobram corretamente o preço dos serviços, pois não calculam o tempo gasto para desempenhar cada atividade.

Continua depois da publicidade

_ Os empresários não movimentam o dinheiro que entra em caixa como poderiam: deixam parado até que entreguem os serviços ao cliente que os pagou.

Indicações

_ Uma das tarefas do casal é reunir informações financeiras sobre a empresa (se tem dívida, quanto rende e qual serviço tem mais procura), para que o consultor realize uma análise financeira da Kid Balão e, a partir das informações, ambos possam definir estratégias para seu crescimento.

_ Os microempreendedores vendem artigos para festa e, dentro deste segmento, outros serviços podem ser oferecidos aos clientes. O consultor acredita que há oportunidade de expandir os produtos e atividades realizadas pelo casal.

Continua depois da publicidade

_ O dinheiro recebido pelos clientes, antes da execução dos serviços, não precisaria ficar parado até que se entregue o produto. Os empresários podem investi-lo em compras futuras, desde que se acompanhe o fluxo de caixa.

Delimite (Joinville)

Categoria: microempresa

Consultorias: 20 e 30 de agosto

Dificuldades

_ Os empresários têm dificuldade de estruturar a expansão da empresa, que passou de microempreendedor individual para microempresa.

_ Queriam realizar um planejamento para aumentar o negócio a outros mercados.

Indicações

_ O consultor indicou que a maior competência da Delimite está na execução técnica das instalações que realiza, e não na comercialização.

Continua depois da publicidade

_ Aumentar a visibilidade da empresa ao colocar estandes da marca em pontos comerciais, porque a Delimite não tem loja física para oferecer seus produtos a clientes e este não é o objetivo, uma vez que os visitam para fazer orçamento e fechar o negócio.

_ Desenvolver um calendário de ações promocionais até o fim do ano, porque os clientes dão valor ao atendimento, além da qualidade do produto, em si.