Para se dar bem no trabalho, é preciso muito mais do que cumprir metas. Pontualidade, postura profissional e até vestimenta podem influenciar na maneira com que as pessoas te veem. Mais do que isso, ter uma boa imagem – não só visual, mas também pelas pequenas atitudes do dia a dia – pode te levar ou não a receber uma promoção.

Continua depois da publicidade

A consultora empresarial Cynthia Cunha enumerou 13 dicas que vão te ajudar a não fazer feio no trabalho; confira:

Hostilidade no contato interpessoal

Gentileza e cordialidade com colegas, chefes e também pessoas que ocupam cargos mais modestos é fundamental. Seja gentil e cortês ao pedir algo e agradeça sempre.

Explosões por problemas pessoais?

Continua depois da publicidade

Explosões fora de hora não têm espaço no trabalho e ninguém é obrigado a conviver com o bipolar a todo o tempo! Pessoas voluntariosas, depressivas e reclamonas são as primeiras a receberem cartão vermelho.

Traído pelo closet? Como se vestir?

Em país tropical como o nosso não é fácil “dosar” e ter o senso crítico necessário para não cair nos deslizes na hora de montar um “look”. Vale a dica: profissionalmente, sempre é melhor chamar a atenção pela elegância. Para mulheres transparências, decotes, barrigas de fora e shortinhos tem lugares certos. E para os homens jamais meias claras com traje escuro e pochetes.

Micos tecnológicos

Claro que o comportamento muda e algumas regrinhas se adaptam ao nosso estilo de vida, porém o uso adequado é super importante. Atender celulares em reuniões é inadmissível. Em caso extremo de urgência deixe o celular no modo silencioso, saindo discretamente para atender. E-mails também são embaraçosos. Não envie correntes, piadas, slides intermináveis e orações. Deixe isso no seu e-mail particular, jamais no corporativo.

Redes sociais e micos virtuais

Não é porque você não está fisicamente presente que a sua imagem não é abalada. Cuidado com as fotos publicadas, com as “verdades” que você defende e os comentários ácidos. Hoje não dissociamos mais a pessoa física da virtual. Está no seu perfil ser um gerente da qualidade e você posta que detesta o que está fazendo como muitos na empresa. Cuidado, pois o seu caráter também é avaliado pelo o que você também fala nas redes sociais!

Continua depois da publicidade

Abraços, beijinhos e intimidade forçada!

Evite beijinhos no trabalho. Claro que há momentos certos como aniversários, confraternizações onde o ambiente também é outro.

Postura

Cuidado com palavrões, gírias e falar alto no trabalho. Comportamentos como esses podem prejudicá-lo. Por isso, é fundamental ser educado e manter a compostura mesmo em situações criticas.

Críticas em público

O feedback negativo nunca deve ser em público, pois tal atitude pode constranger o colaborador. Porém, caso o assunto for um elogio ou reconhecimento é indicado fazer diante de outras pessoas como forma de incentivo. É preciso ter bom senso e respeito.

Falta de pontualidade

A atenção ao horário não é apenas na entrada ao trabalho, mas inclui ser pontual nas reuniões, encontros, entre outros compromissos da empresa. Além disso, o profissional deve respeitar o tempo estipulado para o almoço e cumprir suas tarefas no prazo.

Continua depois da publicidade

Falar mal da empresa

Criticar a organização por causa do salário, benefícios e discordar com as novas políticas no ambiente de trabalho, não pega bem. Existem os canais e os momentos certos para relatar a insatisfação. O indicado é expor as ideias ao mesmo tempo em que propõe soluções.

Desrespeitar a hierarquia

Não acatar as regras da empresa é considerado insubordinação e pode levar a demissão. Além disso, passar por cima da posição pré-estabelecida na instituição não é visto como pró-atividade. Em termos de postura, é essencial respeitar a hierarquia para evitar problemas na vida profissional.

Impor pensamentos ideais

É comum o líder ditar regras como crenças religiosas e política, entre outras determinações que ele acredite. O chefe deve agir como responsável e não como ditador. Antes de tudo, é fundamental respeitar as diferenças e buscar o melhor de cada um para agregar valor à política da empresa.

Ausência de feedback

A falta de esclarecimento dos funcionários perante seus colegas e ao publico externo compromete a imagem da organização. Deixar de dar um retorno quanto a uma solicitação, por exemplo, pode passar uma impressão negativa. Portanto, as empresas são feitas de pessoas, que logo vão achar os serviços da companhia ruim devido à falta de informação.

Continua depois da publicidade