O autônomo Valdir Niehues, 62 anos, que já foi sete vezes campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) na modalidade bolão, não vê a hora de sair das pistas com mais uma medalha. Para participar da etapa regional dos Jogos Abertos da Terceira Idade, sediado em Joinville a partir de hoje, ele passou a treinar quatro vezes por semana e está confiante na vitória.
Continua depois da publicidade
– Aqui, provavelmente a gente vai passar. Tem o time de Barra Velha que também é forte, mas como vamos jogar em casa, prevalece o nosso favoritismo -, acredita.
Há 33 anos praticando o esporte, Valdir considera os Jogos Abertos da Terceira Idade o ápice para quem joga bolão. Além dele, 219 atletas também irão competir em sete modalidades: bocha, canastra, truco, dominó, bolão 23, dança de salão e coreografada.
O evento promovido pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que está na 6ª edição, tem como objetivo principal a confraternização entre os idosos. Mas, segundo a responsável pelo departamento de recreação e lazer da Felej, Patrícia Baleche, onde são feitas as inscrições, no decorrer dos anos o evento foi ganhando competitividade.
Continua depois da publicidade
– Hoje, além de confraternização, virou competição mesmo. As equipes se preparam para o evento -, disse.
Joinville, que é a única cidade da região que vai participar em todas as modalidades, vai receber atletas de Araquari, Barra Velha, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.
Os primeiros colocados em cada modalidade garantem lugar no 6º Jasc da Terceira Idade estadual em Itá, no Meio-oeste, em agosto.
Continua depois da publicidade
Programação
Local: Ginásio de Esportes Mario Timm ( Rua José Elias Giuliari, 316 – Boa Vista) Abertura do evento: 13h30
Danças, bocha, dominó, canastra e truco: 14h na Sociedade Esportiva e Recreativa Alvorada (Rua Iririú, 1073 – Iririú)
Bolão: 14h30