Os trabalhos e os profissionais do Diário Catarinense e do jornal Hora de Santa Catarina foram reconhecidos, nesta quinta-feira, na etapa local do 11º Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento. Ao todo, foram 69 trabalhos inscritos. Os finalistas de 13 categorias concorrem ao prêmio principal, que será anunciado no dia 20 de novembro. A cerimônia geral de premiação acontece dia 8 de dezembro.

Continua depois da publicidade

O Prêmio RBS tem o objetivo de reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos produzidos por profissionais de todos os veículos do Grupo RBS. As peças são avaliadas de acordo com a repercussão, originalidade, relevância, impacto, qualidade editorial e reconhecimento do público.

No Diário Catarinense, a série “Terra Contestada”, foi reconhecida como a melhor reportagem investigativa do ano. O trabalho mostrou como organizações indigenistas, com o apoio da Funai, estabeleceram uma indústria de processos para a criação de novas aldeias. A pesquisa durou quase um ano e o material ganhou destaque nacionalA série é finalista do Prêmio Esso de Jornalismo 2014.

Na categoria Reportagem Esportiva, venceu a série de materiais sobre outros esportes que não o futebol. Rugby, futebol americano, NBA, maratona no gelo, além de uma volta ao mundo em uma Land Rover foram apresentados de forma multimídia, com destaque gráfico diferenciado no impresso.

Continua depois da publicidade

A melhor reportagem do ano ficou com a série “Vitor e Ruth”, que explicou, com base em um material denso e histórico, como o rompimento entre os noivos Victor Konder e Ruth Ramos, no início dos anos 1920, ajudou a dar forma à rivalidade política entre as famílias Konder Bornhausen e Ramos, que duelaram pelo poder durante 50 anos e deram ao Estado oito governadores. O material foi apresentado de forma diferenciada tanto no online como no impresso.

Foram reconhecidos como repórter, repórter multimídia e jornalista do ano, respectivamente, Carol Macário, Erich Casagrande e Guto Kuerten. Os destaques de colunista e editor do ano ficaram com Moacir Pereira e Fábio Nienow.

Na Hora de Santa Catarina, o destaque de reportagem ficou com o trabalho “Fila, demora e frustração”, a respeito do Hospital Regional de São José, referência no tratamento de glaucoma, que orientava os pacientes a comparecerem bem cedo ao Hospital para conseguir agendar a consulta com a única médica do local. A reportagem surgiu a partir de uma ligação de leitor e motivou novas denúncias de problemas no atendimento de outras unidades de Saúde na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A melhor cobertura da Hora ficou com o trabalho “A esperança une duas vidas – João Vitor e Tatiana”. O jornal deu em primeira mão a história de um menino de quatro anos diagnosticado com câncer de fígado e Tatiana, a doadora compatível precisava perder 23 quilos para fazer a doação ao menino. A história, que teve repercussão nacional, foi levantada primeiramente pela colunista Laine Valgas, que também foi reconhecida na categoria colunismo do jornal. A repórter fotográfica Betina Humeres foi reconhecida como a profissional do ano e Celina Keppeler, a revelação do ano.

Os demais veículos do Grupo RBS realizam sua premiação local ainda esta semana.

Conheça os trabalhos vencedores

Diário Catarinense

Reportagem investigativa – Terra Contestada

Reportagem esportiva – Outros esportes na mira do DC

Reportagem – Vitor e Ruth

Inovação – Projeto Anexo

Imagem – Confronto na UFSC

Sacada – Projeto Viver SC

Cobertura – Caso UFSC

Nova linguagem – Clubes catarinenses na Copa do Brasil

Entretenimento – Semana Pretinho Básico no DC

Colunismo/Opinião – Fora do Mapa

Revelação – Guto Kuerten

Categorias internas

Colunista do ano: Moacir Pereira

Editor do ano: Fábio Nienow

Ensaio fotográfico: Ensaio Marlon Teixeira

Jornalista do ano: Guto Kuerten

Jornalismo visual: Florianópolis do futuro

Processo: Plano de SEO para a cobertura das Eleições 2014

Repórter multimídia: Erich Casagrande

Repórter revelação: Carolina Macário

Reportagem perfil: O tao do Morongo – Donna

Vídeo: Meu Pet no DC

Hora de Santa Catarina

Reportagem Esportiva – Profissionais do amador

Reportagem – Fila, demora e frustração

Colunismo – Buscadora de histórias humanas

Entretenimento – Joaquim do pastel

Sacada – O 10 temido

Imagem – Urubu voa no Scarpelli

Cobertura – A esperança une duas vidas – João Vitor e Tatiana

Categorias internas:

Profissional do ano: Betina Humeres

Revelação do ano: Celina Keppeler