Depois de três dias de paralisação, o Quiksilver Pro France recomeçou nesta segunda, dia 6, com boas ondas de 2m de altura na praia francesa de La Graviere, em Hossegor. Fábio Gouveia (PB), Peterson Rosa (PR), Flávio Padaratz (SC) e Victor Ribas (RJ) derrubaram quatro cabeças-de-chave na repescagem. No total, sete brasileiros seguem na disputa do título da oitava etapa do Association of Surfing Professionals (ASP) World Championship Tour (WCT) 2003 – a primeira divisão do circuito mundial de surfe profissional.
Continua depois da publicidade
Já a grande decepção foi a eliminação do campeão do Quiksilver Pro France no ano passado, Neco Padaratz (SC), que perdeu para o australiano Trent Munro. Danilo Costa (RN) também parou na repescagem, mas Guilherme Herdy (RJ) já garantiu presença nas oitavas-de-final, pois se classificou na penúltima das quatro baterias da terceira rodada desta segunda-feira. A competição tem prazo até o dia 11 para ser encerrada.
Depois do tropeço na primeira fase, o atual campeão mundial e líder do WCT 2003, o havaiano Andy Irons, inaugurou o segundo dia de competições em Hossegor ampliando os recordes da etapa de maior nota (9,67) e pontuação (18,50 de 20 possíveis) e derrotando o português Tiago Pires na abertura da repescagem.
Mas essas duas marcas acabaram sendo superadas na última bateria da segunda pelo australiano Taj Burrow, que tirou notas 9,93 e 9,33 em suas duas melhores ondas para totalizar 19,26 pontos. Defendendo a terceira colocação no ranking, Burrow despachou seu compatriota Luke Stedman e seguiu para enfrentar o niteroiense Guilherme Herdy na segunda oitava-de-final.
O brasileiro não encontrou dificuldades para despachar o australiano Richard Lovett, que vinha de vitória na etapa passada do WCT em Trestles, Califórnia (EUA), numa final contra o próprio Taj Burrow. O placar foi de 13,27 x 6,76 pontos à favor de Herdy, que vai tentar vingar a derrota sofrida para Burrow também nas oitavas-de-final na África do Sul.
Continua depois da publicidade
Além de Guilherme Herdy, outros seis brasileiros continuam vivos na competição, mas ainda vão disputar classificação para as oitavas-de-final do Quiksilver Pro France. O catarinense Flávio Padaratz derrotou por uma pequena diferença (14,04 x 13,77 pontos) o norte-americano Damien Hobgood na repescagem e está escalado para enfrentar o australiano Michael Lowe na quinta bateria da terceira rodada, que vai inaugurar a terça-feira na França. Ele foi o terceiro brasileiro a competir na segunda-feira em La Graviere.
Na estréia do Brasil nessa praia, já que nos dois primeiros dias as disputas ocorreram em Lês Bourdaines, o paraibano Fábio Gouveia despachou o número 7 do ranking, Dean Morrison (AUS), por 16,17 x 13,17 pontos. Foi apenas a terceira vez no ano que Fabinho passa pela repescagem; ele agora vai pegar o sexto colocado no WCT 2003, Kieren Perrow (AUS), na penúltima bateria da terceira fase, para tentar sair da incômoda 42ª posição no ranking.
Depois de Fabinho, veio a derrota de Danilo Costa (RN) para Michael Lowe (AUS) (13,84 x 12,90 pontos) e mais duas vitórias brasileiras: de Teco Padaratz sobre Damien Hobgood e do paranaense Peterson Rosa sobre o havaiano Kalani Robb, por 12,70 x 10,00 pontos.
Só que assim como ocorreu na etapa anterior, nos Estados Unidos, Peterson novamente vai se confrontar com um brasileiro na terceira fase. Em Trestles, o tricampeão brasileiro perdeu para Neco Padaratz e na França vai pegar o pernambucano Paulo Moura, que estreou bem com uma convincente vitória na primeira fase.
Continua depois da publicidade
Enquanto Peterson Rosa saia do mar, começava o confronto do defensor do título do Quiksilver Pro France e o catarinense Neco Padaratz acabou batido pelo australiano Trent Munro, seu principal concorrente na corrida pelo troféu de campeão mundial no outro ranking da ASP, o do World Qualifying Series. Neco não encontrou boas ondas e foi facilmente eliminado por 15,50 x 10,76 pontos.
Quem poderá vingar a derrota de Neco é o seu companheiro na Equipe Onbongo Victor Ribas, que passou por Pat O?Connell (EUA) na última bateria da repescagem e vai pegar Trent Munro na décima bateria da terceira fase, que será encerrada com o baiano Armando Daltro enfrentando Shea Lopez (EUA).